Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Sertã - Mais comentários

22.05.19 | asal

IMG_0672.jpg

Este veio de França

De regresso a Estrasburgo, onde (ainda) vivo e tendo aterrado no Porto na véspera do encontro, como devem concluir, vim de propósito ao encontro da Sertã para reconstituir uma parte do puzzle da minha vida, parte essa que estava bem guardado na memória dos meus Colegas que já não via há 50 anos (meio século, meu Deus!).

Valeu a pena? Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena, segundo Fernando Pessoa, claro que valeu a pena. Já tinha encontrado o Luís Lourenço, o Hermano, e o Sílvio há dois anos num almoço em Alcains e aí, graças ao Carlos Mingacho que coordenou a meu pedido esse encontro, conheci o nosso fotógrafo Zé Ventura. Graças ao Zé Ventura, no dia seguinte encontrámo-nos com o poeta Virgílio. Desse encontro nasceu uma enorme vontade em participar num encontro anual desde que me aposentasse.

IMG_0512.jpg

Entretanto já (re)conhecia o António Colaço que me incitou a enviar para o blog do Animus a história "revolucionária" da minha fuga do país em Agosto de 1972.

Desta vez na Sertã (re)conheci o Augusto Pissarreira, o Anibal Henriques que já não via há meio século e éramos cinco colegas do nosso 5.º ano (Ano lectivo 1968-1969) de Alcains, os já citados Aníbal, o Pissarreira, o Luís Nunes, o Virgílio e eu próprio).

Também tive uma grande satisfação de rever os meus professores de inglês e francês, nas pessoas do Senhor Cónego Lúcio e do meu primo João Oliveira Lopes, além do meu conterrâneo Florentino Beirão. Outra satisfação foi a de ver em carne e osso os entretanto amigos graças ao Facebook. Tive pena de não ter visto os outros Colegas de turma, uns porque não dispunha dos seus contactos, outros nem sequer se dignaram responder-me excepto o Hermano. Fiquei perplexo.

IMG_0510.jpg

 

Talvez para o ano, pois se puder, não falharei mais nenhum. Quero agradecer à Direcção da Associação Animus a impecável organização do encontro, aos seus fundadores e a todos que participaram neste inolvidável momento. Bem hajam.

José André (Zeca)

2 comentários

Comentar post