Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Seminário de Portalegre - mais achegas

Pintura das figuras da capela

IMG_20180519_131828.jpg

 

Amigos, com imenso prazer, tenho vindo a acompanhar a reação de alguns antigos alunos dos nossos seminários no “Animus Semper” que têm respondido, afirmativamente, ao desafio que lançámos, em relação à conservação das pinturas murais da capela do seminário de Portalegre.
A todos agradecemos o interesse demonstrado, por esta tão nobre e premente causa. A sensibilidade artística de alguns têm desafiado a generosidade de muitos que desejam colaborar, nem que seja com o óbulo da viúva do Evangelho. Grão a grão….
A nossa estimada e solidária Associação também se poderá virar para causas nobres às quais possamos dar algum apoio. Avanço, desde já, com algumas sugestões para irmos alimentando a concretização desta iniciativa.
Quero informar os antigos alunos que já conversei com o responsável diocesano pela gestão das verbas diocesanas, o nosso amigo P. Castanheira, que reside entre a Lousa e o seminário de Alcains.
Garantiu-me que as obras do restauro das pinturas desta capela encontra-se hoje como uma das prioridades diocesanas. Estas poderão arrancar, após consulta a empresas especializadas que trabalham em restauros desta complexidade. Logo que as consultas terminem, este sacerdote comprometeu-se a fornecer-nos o resultado da verba envolvida na concretização desta intervenção.
Entretanto, já poderíamos começar a desafiar os nossos associados que tiverem elementos informativos acerca da interpretação teológica das pinturas, bem como o nome do (s) artista (s) que as pintaram. Qual terá sido a verba gasta na sua feitura. Identificar as figuras representadas. A leitura crítico-artística do conjunto destas imagens. Qual a sua mensagem catequética, contextualizada no tempo da construção da capela do seminário…. Penso que a nossa Associação se poderá empenhar, em ir mantendo esta chama, para que esta iniciativa não venha a cair em saco roto. O que não acredito.

O Cónego Bonifácio poderá ser uma das pessoas mais sábias para nos apoiar nesta aventura. Vamos desafiá-lo. Esta causa só poderá ir para a frente, certamente, com o apoio e o empenho de todos os que frequentaram os nossos seminários. Sobretudo, o de Portalegre. Nesta altura – questão sentimental - encoFlorentino.jpgntrava-me eu no seminário de Gavião e tive a alegria de assistir e participar, sobre a mestria do padre Milheiro, na inauguração deste super-seminário diocesano, por D. Agostinho Moura, o bispo construtor.
Alimentar a chama desta causa, segundo penso, poderá ser o modo mais eficaz de termos um dia a alegria de vermos restauradas estas degradadas pinturas. Pergunto, porque não inaugurá-las, numa futura reunião anual da nossa Associação? O “Stela Vitae” poderá então acompanhar-nos novamente, fazendo dançar os anjos, ágeis acrobatas, já com as suas novas vestes celestiais. “O sonho pula e avança”, lá diz o poeta.
Florentino Beirão

1 comentário

Comentar post