Reportagem de Mação
CINQUENTA ANOS A FAZER P. ARTE
Integrada na 26.ª FEIRA MOSTRA do CONCELHO DE MAÇÃO-2019 foi inaugurada, com alguma pompa e muita circunstância, a exposição “CINQUENTA ANOS A FAZER P. ARTE”, mostra que reúne 50 trabalhos de 50 anos de ANTÓNIO COLAÇO e de mais alguns amigos.
Muitos amigos e entidades se juntaram na Galeria Municipal, com intervenções de vários a enaltecer o significado deste momento.
Depois da Galeria Municipal, o “povo da arte” rumou à rua Cipriano Dourado para fixar definitivamente a chaimite “PALAVRIL” na sua nova morada. Trata-se de uma chaimite “trabalhada artisticamente” por António Colaço e que, depois de ter estado exposta no exterior da Assembleia da República, foi oferecida pelo Chefe do Estado Maior do Exército ao Município de Mação.
Neste trabalho de decoração, Colaço, inspirando-se na técnica de caligrafia semelhante à que praticava na escola primária, quis assim homenagear a sua professora e, ao mesmo tempo, prestar tributo ao 25 de Abril, dia de “libertação da palavra amordaçada”.
A Exposição estará patente ao público na GALERIA DO CENTRO CULTURAL ELVINO PEREIRA, em MAÇÃO, até ao dia 09 de SETEMBRO.
A chaimite “PALAVRIL” recordar-nos-á ABRIL para sempre nas ruas de MAÇÃO.
António Manuel M. Silva
NOTA: seguem-se em galeria mais 13 fotos deste evento.