Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS

25.05.22 | asal

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DOS SEMINÁRIOS DA DIOCESE DE

Logótipo azul.jpg

PORTALEGRE - CASTELO BRANCO

COMISSÃO ANTIGOS ALUNOS SPCB

                          (comasalpcb@gmail.com)

                              (asal.mail@sapo.pt)

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS DOS ANOS DE 2019/2020/2021 

I – INTRODUÇÃO 

1 – Nos termos do artigo 8.º, n.º 3, alínea c) dos Princípios Programáticos Estatutários, adiante designados por “Estatutos”, da Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, compete à Assembleia Geral “apreciar e votar os Relatórios de Atividades e Contas”, cuja elaboração está cometida à sua Comissão Administrativa, nos termos do seu artigo 9.º, n.º 3, alínea f), com referência a 31 de dezembro de cada ano.

2 – No ano de 2019, as atividades da Associação foram desenvolvidas, como habitualmente, mas os anos de 2020 e 2021 foram anos atípicos devido à pandemia da COVID-19, não se tendo realizado, por isso, os grandes Encontros anuais de maio e, apenas, foi possível levar a bom termo um Encontro na zona de Lisboa, no Seminário dos Dehonianos, em Alfragide, no dia 1 de fevereiro de 2020.

No entanto, nesses dois anos de confinamento (a partir de março de 2020), conseguiu-se promover um movimento de solidariedade de angariação de fundos a favor da iniciativa do José de Jesus André de levar a Estrasburgo (França) a exposição do António Colaço “CINQUENTA ANOS A FAZER P.ARTE”, em parceria com a Associação Cultural Portuguesa daquela cidade, prevista inicialmente para ter lugar em junho de 2020 e que só será possível concretizar, em junho de 2022, devido à pandemia.

Para além disso, também conseguimos patrocinar a edição do livro “SEMINÁRIO DE ALCAINS - HISTÓRIA E MEMÓRIAS”, de que se encarregou o membro da Comissão Administrativa, Florentino Beirão, e que teve o contributo dos Testemunhos de 27 antigos alunos, angariando-se os fundos necessários para esse efeito através de uma campanha no blogue ANIMUS SEMPER a que corresponderam 84 associados e amigos. Esta iniciativa partiu da Comissão Administrativa com vista à celebração dos 90 anos do Seminário de Alcains, com previsão de lançamento em 2020, diferida, depois para 2021, ano da sua edição e distribuição, mas cuja apresentação formal só virá a ter lugar em 2022, no Encontro de Castelo Branco, também por causa da pandemia.

Estas duas atividades foram incrementadas através do nosso blogue “ANIMUS SEMPER” e da nossa página do Facebook “ANIMUS SEMPER ANTIGOS ALUNOS”, da responsabilidade editorial do membro da Comissão, António Henriques, de forma inexcedível, com toda a dedicação e competência.

Assim, a Comissão Administrativa eleita no Encontro do Seminário de Portalegre, em 19 de maio de 2018, elaborou o presente Relatório de Atividades e Contas, englobando os anos de 2019/2020/2021, que submete à apreciação e votação da Assembleia Geral da Associação, no Encontro de 28 de maio de 2022, em Castelo Branco.

II – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2019.

1 – No ano de 2019, foram promovidas as seguintes atividades:

  1. Um primeiro Encontro, em 2 de fevereiro de 2019, em Alfragide, no Seminário de Nossa Senhora de Fátima/Dehonianos com o seguinte

                                                           PROGRAMA 

11H00 – Concentração e cumprimentos no Átrio do Seminário

12H15 – Missa na Capela do Seminário

13H00 - Almoço

15H00 – Sessão com a seguinte Ordem de Trabalhos:

  1. Ponto de situação relativamente ao Encontro de 18 de maio de 2019, na Sertã.
  2. União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP) - Informações.
  3. Antevisão da obra do Padre Manuel Antunes, natural da Sertã, a cargo do João Oliveira Lopes, seguida de debate.
  4. Diversos – Temas livres.

17h30 – Café, no bar.

18H00 – Encerramento.

Neste Encontro contámos com 63 inscrições, tendo afinal registado a presença de 56 participantes.

O programa foi cumprido integralmente e decorreu num ambiente de grande cordialidade e alegria, sendo de realçar:

  1. As palavras carregadas de simbolismo do Pe Cardoso na eucaristia (cantada pelos nossos solistas dirigidos pelo Manuel Pires Antunes com acompanhamento do António Colaço, ao órgão) que concelebrou com o Pe Lúcio, lembrando, na homilia, como são gratificantes os Encontros que de há muito vimos organizando e que nos fazem “rejuvenescer”, destacando a esse propósito as figuras do João Heitor e do Joaquim Nogueira, como os impulsionadores de todo este movimento ao longo dos anos.
  1. A sessão cultural aberta pelas 15 horas pelo presidente da Comissão, João Heitor, iniciou-se com uma antevisão do Encontro de 18 de maio, na Sertã, pelo Joaquim Mendeiros, seguindo-se uma exposição do António Henriques sobre a União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP) prestando Informações sobre o Encontro realizado em Fátima por esta organização, em 2018 (no qual esteve presente a título pessoal), ficando acordado que na Sertã seria debatida a possibilidade da nossa Associação integrar a UASP, como “Observador”.
  1. A palestra do João Oliveira Lopes que nos deu a conhecer alguns tópicos do pensamento do Pe Manuel Antunes extraídos do livro “ A Anatomia do Presente e a Política do Futuro”, e do ensaio “Repensar Portugal”, reconhecido pela capacidade de análise sobre a Identidade Nacional, onde traça um programa de regeneração do país, fazendo vários "avisos à navegação” nos capítulos da coesão nacional, combatendo o dualismo litoral – interior e as desigualdades salariais contrárias ao espírito de justiça e solidariedade, e ainda os interesses partidários e de grupos hegemónicos que se apropriam dos bens da maioria em proveito próprio, caracterizando-o como um europeísta de formação.
  1. Um segundo Encontro, em 18 de maio de 2019, na Sertã, com o seguinte 

PROGRAMA 

1.º - Concentração - Receção na igreja matriz da Sertão, inscrições (25,00 € per capita), fotografias e convívio, a partir da 10H30, com oferta de uma embalagem de Tisanas do João Chambel a todos os participantes.

2.º - Missa – Celebração eucarística presidida pelo Bispo da Diocese, D. Antonino Dias, pelas 12H00, na igreja matriz. No ato da inscrição será facultado um envelope para, quem quiser, entregar no ofertório uma dádiva para a Diocese.

3.º.- Almoço - Pelas 13H00, no restaurante “Ponte Velha”, na Rua do Convento, tel. 274 600 160.

4.º - Sessão na Casa da Cultura - Pelas 15H30, com a seguinte 

ORDEM DE TRABALHOS 

    - Ponto 1 - Apreciação e votação do Relatório de Atividades e Contas da Associação, referente ao ano de 2018.

     - Ponto 2 - União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP) – Como aderir com o estatuto de Observador.

     - Ponto 3 – Marcação do lugar do Encontro de 2020.

     - Ponto 4 – Intervenções diversas

     - Ponto 5 – Palestra sobre o Padre Manuel Antunes, pelo António Manuel Martins Silva. 

5.º- Homenagem ao Padre Manuel Antunes - Deposição de uma coroa de flores na sua estátua e passagem pela Biblioteca “ Padre Manuel Antunes”. 

6.º - Lanche - Pelas 17H30, na sede dos escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) da Sertã

7.º - Encerramento pelas 18H30.

O Encontro decorreu, como habitualmente, num ambiente de alegria e num espírito de grande cordialidade e amizade, sendo de realçar:

  1. A presença e apoio de um número tão significativo de antigos alunos (125 participantes em 130 inscrições), a presença e a confiança do Senhor Bispo, D. Antonino Dias e as suas palavras amigas, na eucaristia, a que presidiu, concelebrada também pelos nossos companheiros e antigos alunos, Cónego Lúcio, Pe Cardoso, Pe António Neto, Pe Joaquim Matias e Pe Manuel Mendonça, a dedicada colaboração do Pires Antunes e do grupo de solistas que dirigiu durante a missa (antigos alunos e paroquianos da Sertã), acompanhados pelo nosso organista António Colaço bem como as presenças do Senhor Presidente da Câmara da Sertã, José Nunes e da Dr.ª Adelaide Canas em representação da Casa da Comarca da Sertã, em Lisboa.
  1. A aprovação do Relatório de Atividades e Contas, da Associação, referente a 2018.
  1. O excelente almoço no restaurante “Ponte Velha”, com a ementa acordada, rigorosamente cumprida pelo Senhor Helder Marçal.
  1. A brilhante palestra do António Manuel Martins Silva sobre a vida e a obra do Pe Manuel Antunes, na sessão das 15H30, na Casa da Cultura, destacando o percurso de vida e a craveira intelectual deste sacerdote jesuíta, grande pensador do século XX, natural da Sertã, culminando as comemorações do centenário do seu nascimento que tiveram lugar no ano de 2018 e princípios de 2019.                                                                        
  1. O reconhecimento, com aplauso, na mesma sessão, do trabalho do António Henriques dinamizando o blogue “Animus Semper” e a Página do Facebook “Animus Semper Antigos Alunos”, mediante proposta do João Lopes; as palavras sentidas do António Colaço agradecendo a solidariedade dos elementos do grupo durante a sua prolongada doença e convalescença, e a sua manifestação de apreço através da oferta de uma serigrafia do seu mais recente trabalho artístico criado no âmbito das comemorações do 25 de Abril;
  1. O anúncio de um novo livro do Joaquim Nogueira contendo os seus escritos publicados nos últimos anos no Blogue “Animus Semper” e a apresentação do livro “O Meu Seminário” pelo seu autor, José Alves Jana, repositório das suas memórias durante o seu tempo de seminário que são, na generalidade, também, as memórias da maioria dos nossos associados e amigos, antigos alunos.
  1. A homenagem ao Pe Manuel Antunes, mediante a deposição de uma coroa de flores na sua estátua com recitação in loco de um poema alusivo à sua figura, pelo autor, Miguel Manso, filho de um dos nossos companheiros e subsequente visita à Biblioteca “Pe Manuel Antunes”, onde fomos presenteados com bibliografia diversa sobre a mesma temática.
  1. A dedicada colaboração do Pe Daniel, pároco da Sertã, que nos acompanhou nos trabalhos preparatórios e durante o Encontro, e nos proporcionou as instalações da sede do CNE para o lanche, para além de que sempre foi de uma simpatia inexcedível, correspondendo com rapidez e eficiência a todas as nossas solicitações;

(c) Um terceiro Encontro, em 30 de Novembro de 2019, no salão da Fábrica da Igreja Paroquial de São Francisco Xavier, no Alto do Restelo, em Lisboa (S. Martinho), sendo de destacar:

  1. O convívio teve início a partir das 11H00, com a presença de 44 participantes, com abraços, cumprimentos e recordações, a que se seguiram os aperitivos e a tão desejada feijoada, obra do mestre Higino Queiroz de Mello, terminando com as habituais castanhas assadas, na companhia de vários colaboradores da paróquia, num conjunto fantástico, merecedor dos maiores aplausos.
  1. Aberta a sessão cultural gastronómica do São Martinho, pelas 13H00, agradecemos a presença dos participantes, a disponibilidade das instalações por parte do pároco da freguesia, Cónego José Manuel Ferreira que, por dificuldades de agenda, não nos pôde acompanhar durante o almoço, e reiterámos o convite para a indispensável colaboração de todos na edição de um livro sobre o seminário de Alcains, escrevendo textos e enviando fotografias para poder ser lançado a 16 de maio de 2020 no grande Encontro que teria lugar no seminário, celebrando os seus 90 anos.
  1. A propósito de livros, o António Henriques fez um relato da sua recente visita à Catedral de Portalegre (já transmitida em vídeo no blogue Animus Semper) onde entrevistou o Cónego Bonifácio sobre os trabalhos que se irão realizar na recuperação do seu interior (altares, imagens e retábulos, nomeadamente) para os quais a diocese terá de contribuir com um milhão de euros. E neste contexto, o Cónego Bonifácio editou também um livro sobre o seminário de Portalegre, revertendo os lucros para aquele efeito, esperando-se que os antigos alunos contribuam para o bom êxito da iniciativa através da compra do livro, para além de outra qualquer forma de participação que julguem adequada.
  1. As honras da casa foram feitas pelo Padre Borges, coadjutor da paróquia, que apresentou cumprimentos e felicitou os presentes, pondo em destaque o valor das iniciativas como a nossa, verdadeiramente essenciais para o fortalecimento da amizade e da solidariedade.

III – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2020.

  1. No ano de 2020, a Comissão Administrativa apenas promoveu um Encontro, em Alfragide, no Seminário de N. Sr.ª de Fátima – Dehonianos -, em 1 de fevereiro, para o qual contou com 44 inscrições.
  1. O programa foi cumprido integralmente e decorreu num ambiente de grande cordialidade e alegria, sendo de realçar a missa celebrada pelo Senhor Cónego Lúcio, a sessão cultural, onde intervieram o Joaquim Mendeiros fazendo o ponto de situação relativamente ao Encontro previsto para de 16 de maio de 2020, no Seminário de Alcains; o João Oliveira Lopes prestando informações sobre o livro “ O Seminário Maior de Portalegre - Milagre da Providência” da autoria do Cónego Bonifácio, fazendo a antevisão do livro sobre o Seminário de Alcains – edição coordenada pelo Florentino Beirão –; e o António Henriques reiterando os apelos à participação de todos no nosso blogue “Animus Semper” que ele vem alimentando diariamente e dando a conhecer as diligências que estão a ser efetuadas relativamente à iniciativa do José de Jesus André de levar a Estrasburgo a exposição artística do António Colaço, no próximo mês de junho, a que se têm associado vários amigos nossos com os seus contributos pecuniários.
  1. Foram feitos insistentes pedidos pelo João Lopes no sentido de se conseguir reunir um conjunto significativo de textos sobre episódios da nossa passagem pelo Seminário de Alcains, para integração no livro que se está a preparar, e de que tivemos uma pequena amostra pelas lembranças do Joaquim Nogueira, do José Maria Lopes, do José Maria Martins e do António Henriques, como exemplos do que se pretende para aquela obra.
  1. O João Oliveira Lopes e a esposa Maria José foram portadores de 30 livros sobre o “Seminário Maior de Portalegre” para venda, tendo sido adquiridos pelos participantes, 22 livros, cuja receita já foi enviada ao Sr. Cónego Bonifácio.
  1. O Encontro inicialmente previsto para 16 de maio de 2020, em Alcains, não pôde ser realizado nem quaisquer outras atividades, nesse ano, devido à COVID-19, dada a situação de confinamento resultante da pandemia a que fomos sujeitos, a partir de março. No entanto, conseguiu-se promover um movimento de solidariedade de angariação de fundos a favor de uma iniciativa do José de Jesus André de levar a Estrasburgo (França) a exposição do António Colaço “CINQUENTA ANOS A FAZER P.ARTE”, em parceria com a Associação Cultural Portuguesa daquela cidade, prevista inicialmente para ter lugar em junho de 2020, mas que só será possível concretizar, em junho de 2022, devido à pandemia. O membro da Comissão, António Henriques, desempenhou, através do blogue “Animus Semper”, um papel crucial e decisivo na mobilização de vontades para a obtenção dos fundos necessários para o êxito da iniciativa. 
  1. Para além disso, ainda neste ano de 2020, conseguimos dar início ao patrocínio da edição do livro “SEMINÁRIO DE ALCAINS- HISTÓRIA E MEMÓRIAS”, com vista à celebração dos 90 anos do Seminário de Alcains, com previsão de lançamento para 16 de maio de 2020, mas adiada por causa da pandemia.

IV – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2021 

  1. No ano de 2021 não foi possível realizar qualquer Encontro, devido à persistência da pandemia da COVID-19. Todavia, conseguiu-se editar o livro “SEMINÁRIO DE ALCAINS- HISTÓRIA E MEMÓRIAS” de que se encarregou o membro da Comissão Administrativa, Florentino Vicente Beirão, seu autor e coordenador com a ajuda e colaboração do João Oliveira Lopes, igualmente, membro da Comissão, e que teve o contributo dos Testemunhos de 27 antigos alunos, com nova campanha de angariação de fundos no blogue “Animus Semper” a que corresponderam 84 associados e amigos. Esta iniciativa partiu da Comissão Administrativa com vista à celebração dos 90 anos do Seminário de Alcains, como acima se referiu, com previsão inicial de lançamento em 2020, diferida, depois para 2021, ano da sua edição e distribuição, mas cuja apresentação formal só virá a ter lugar em 2022, no Encontro de Castelo Branco, também devido à pandemia.
  1. Mais uma vez foi determinante para o êxito desta iniciativa a excecional motivação e mobilização do membro da Comissão, António Henriques, no blogue “Animus Semper” e a dedicação dos antigos alunos, quer na autoria de 27 Testemunhos incluídos na segunda parte do livro, quer na doação da verba requerida para a publicação do livro com uma tiragem de 300 exemplares em tipologia de luxo.

V – RELAÇÕES COM UNIÕES/FEDERAÇÕES.

  1. A Comissão não avançou com quaisquer iniciativas junto da União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP), nem de qualquer outra União ou Federação de antigos alunos dos seminários, continuando a dar prioridade à organização e representatividade internas, através da promoção das suas atividades habituais.
  1. Na Sessão realizada em 2019, no Encontro da Sertã, não chegou a ser equacionada a possibilidade de uma qualquer adesão, atual ou posterior, à União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP) ou outra de natureza análoga, nem os termos em que o seu relacionamento, formal ou informal, se poderia processar, deixando-se para iniciativas individuais eventuais contactos ou participações em eventos daquela União ou de outras Associações, Uniões ou Federações de antigos alunos de seminários. 

VI – OS NOSSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

  1. Como se referiu no Relatório de 2016, a Comissão, reconhecendo a importância de um blogue que permitisse a continuidade do excelente trabalho do Blogue “ANIMUS60”, editado pelo António Colaço, avançou para a criação do Blogue “ANIMUS SEMPER”, cuja implementação foi possível em julho de 2016, tendo o António Henriques como editor e coordenador desempenhado um papel extraordinário de divulgação das atividades da Comissão e de participações individuais, ao longo de todos estes anos, mantendo uma ligação permanente com os antigos alunos que se reveem nos princípios de amizade e solidariedade que prosseguimos.
  1. 2. De igual modo, a Comissão sentiu a necessidade de criar uma “Página” própria no Facebook de difusão mais célere de notícias, que denominou de “ANIMUS SEMPER ANTIGOS ALUNOS”, o que veio a concretizar no princípio de setembro de 2016.

Os endereços eletrónicos da Comissão são os seguintes: asal.mail@sapo.pt e comasalpcb@gmail.com)

  1. 3. Para além do Blogue e da Página do Facebook, a Comissão continuou, nos anos de 2019/20/21, a comunicar com os antigos alunos através de e-mail e de Circulares, em papel, entregues pessoalmente ou enviados pelos CTT, num universo que ronda um número global de 250 elementos contactados.

VII – FUNDO DE SOLIDARIEDADE 

  1. 1. Na sua reunião de 14 de dezembro de 2015, a comissão deliberou instituir um “Fundo de Solidariedade” para fazer face às despesas gerais da Associação.

O “Fundo de Solidariedade” é provido pelas quotas dos associados, saldos das contas dos Encontros e donativos consignados ao Fundo ou postos à disposição da Comissão.

  1. 2. Em 31 de dezembro de 2021, o “Fundo de Solidariedade” apresenta um saldo positivo de 418,74 €, constituído pelas seguintes verbas:

- Saldo transitado do ano de 2018                                                                                 +  637,84 €

- Encontro de 02FEV2019 – Alfragide                                                                             +522,00 €

- Encontro de 18MAI2019 – Sertã                                                                                        00,00 €  

- Encontro de 30NOV2019 – Igreja de S. Francisco Xavier- Lisboa                            (-154,10 €)

- Receita –Pagamento de Quota de 2019 –                                        +12,00 €  

- Receita – Saldo entre donativos do Livro “Seminário de Alcains” e Custo da Edição +15,00 €

- Encontro de 01FEV2020                                                                                                +521,00 €

- Despesa – Palmas de flores/Funeral do Pires da Costa e do João Heitor                 (-135,00 €)

- Despesas Diversas com o Livro “Seminário de Alcains – História e Memórias”      (-1000,00 €)

                                              Saldo Positivo                                                                     +418,74 €  

VIII – CONTAS DO EXERCÍCIO DO ANO DE 2019

 1 – O movimento de receitas e despesas do ano de 2019 foi o seguinte:

  1. a) Encontro de 2 de fevereiro de 2019, no Seminário dos Dehonianos, em Alfragide

 Receita

Inscrições                                                                                                    820,00 €

Quotização/2019                                                                                         352,00

                                                                                      Soma                   1.172,00 € 

Despesa

Almoço e lanche                                                                                     (-650,00 €)

Saldo Positivo (A favor do Fundo de Solidariedade)                           +522,00 € 

 

  1. Encontro de 18 de maio de 2019, na Sertã

Receita

Inscrições                                                                                                 3.025,00 €

Autocarro                                                                                                    390,00 €

Quotização                                                                                                 27,00 €

Donativos                                                                                                  113,99 €                                                                                                                        Soma          3.555,99 €

Despesa

Almoço                                                       2. 500,00 €

Lanche                                                            157,40 €

Autocarro                                                        450,00 €

Seguro de Acidentes Pessoais                         199,83 €

Tisanas                                                              60,00 €

CTT – Envio de Circulares                               16,58 €

Palma de flores                                                  50,00 €

Paróquia Sertã (Complemento Donativo)         62,18 €                         

                          Soma                               (-3. 495,99 €) 

Saldo Positivo                                                                               +60,00 €

NOTAS: 1- Donativo (Ofertório na Missa) transferido para a Diocese -  1 000,00 €

  1.    Donativo para a Paróquia da Sertã                                             250,00 €
  1. Despesa extra: Palma de flores para o funeral do José da Luz Carvalho, em abril de 2019, no montante de 60,00 €, pelo que nada há a transferir para o Fundo Solidariedade da Associação.
  1. Encontro de 30 de Novembro de 2019, no salão da Fábrica da Igreja Paroquial de São Francisco Xavier, no Alto do Restelo, em Lisboa (S. Martinho)

.Receita

Participantes:

1 -  44 X 18,00 € (A favor da Igreja)                                                  792,00 €

2 -  44X 2,00€ (a favor do Fundo de Solidariedade da Associação)    88,00 € 

                                                                         Soma        + 88, 00

Despesa

Correio e Consumíveis diversos                                                                                        (-242, 10 €)

Saldo Negativo (A suportar pelo Fundo de Solidariedade)  (242,10 – 88,00)     (- 154,10 €)

  1. Receita Extraencontro

- Quota recebida                                                                                                                 +12,00€       

 IX – CONTAS DO EXERCÍCIO DO ANO DE 2020

  1. O movimento de receitas e despesas do ano de 2020 foi o seguinte:

- Encontro de 01 de fevereiro de 2020, no Seminário dos Dehonianos, em Alfragide

Receita

Inscrições                                                                                                 615,00 €

Quotização/2020                                                                                      286,00 €                                                        

                                                                                     Soma               901,00 €

Despesa

Almoço e lanche                                                                                (-380,00 €)

Saldo Positivo (A favor do Fundo de Solidariedade)                              521,00 € 

  1. Despesa Extra: Palmas de flores para os funerais do João Torres Heitor, e do António Valentim Pires da Costa, em Maio e Julho de 2020, respetivamente, no montante total de 135,00 €.

 Ainda no ano de 2020, promoveu-se um movimento de solidariedade de angariação de fundos a favor da iniciativa do José de Jesus André de levar a Estrasburgo (França) a exposição do António Colaço “CINQUENTA ANOS A FAZER P.ARTE”, em parceria com a Associação Cultural Portuguesa daquela cidade, tendo-se obtido a quantia de 2040,00 €, entregue diretamente àquela Associação, pelo que não foi contabilizada nas contas da nossa Associação.

 

X – CONTAS DO EXERCÍCIO DO ANO DE 2021

No ano de 2021 não se realizaram Encontros devido à pandemia, pelo que não houve qualquer movimento de receitas e de despesas daí resultantes.

No entanto, o António Henriques promoveu, através do Blogue “Animus Semper” a angariação de fundos para a edição do livro “Seminário de Alcains - História e Memórias”, tendo-se obtido a quantia de 4 649,00 €, em donativos, valor que reverteu para o pagamento da respetiva edição, no montante de 4 634,00 €. O saldo entre estas importâncias, no montante de 15,00 € (4 649,00 – 4 634,00) foi consignado ao Fundo de Solidariedade.

A COMISSÃO, EM 31 de DEZEMBRO DE 2021

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.