Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Reformado ou não? PROFESSOR, sempre!

06.08.18 | asal
DUAS CARTAS, CADA UMA COM SUA MENSAGEM

Zé Pedro1.jpg

 

 O nosso amigo Zé Pedro dignou-se dar importância a este grupo de amigos e enviou-nos estas duas  mensagens, que publicamos com gosto. Ao novo jubilado desejamos uma vida longa como reformado e que realize com sucesso os seus novos objectivos. AH
 
Olá, amigos.
Pois, este 6 de junho acabou por ser um dia normal, mas ao mesmo tempo com muito de especial.
 
Em mim, foi sendo um misto de sentimentos e emoções. 
Como acabei por confessar aos alunos, senti-me mais nervoso do que na primeira aula, em 28 de outubro de 1976 (fruto de alguma inconsciência dos 24 anos, dos tempos pós-revolucionários ou de outros aspetos sobre que também conversámos?).
 
Mas, afinal, estou ou não reformado? Mesmo sem papel passado, assumi que este era mesmo um marco importante, um ponto de chegada, e preparei a aula de modo um pouco diferente. Por ser a última do ano, com os muitos significados que habitualmente pode ter, mas também por ser a última para mim.
 
E então escrevemos o sumário: 1. Avaliação final; 2. Última aula: "Eles não sabem, nem sonham"; Fala do homem nascido.
A aula foi forte e emotiva, para mim e para muitos, senão para todos. Cumpriu-se o sumário, o que estava pensado e muito do imprevisto que foi surgindo. E, desde logo, ao contrário do que eu suspeitava, nenhum aluno sabia do que esta aula também tinha de tão especial e único para mim... 
Depois posso contar algumas coisas sobre como correu. E também sobre algumas situações que me marcaram no resto da manhã. 
 
Mas agora, neste momento e ainda neste último dia de algumas coisas diferentes e especiais, quero também testemunhar e agradecer a vossa presença e as vossas marcas em mim. Na breve conversa com os alunos, quis expressamente destacar a importância do(s) OUTRO(S) nas nossas vidas, mostrando-me grato e reconhecido a todos os alunos, profissionais e outros membros das comunidades educativas com quem trabalhei nestes mais de 40 anos. 
 
Obrigado pela vossa importância no meu percurso de vida, pessoal e profissional. Obrigado pela vossa amizade.
Beijos/abraços,
Zé Pedro
 
 

PROFESSOR, sempre! ... agora, oficialmente, PROFESSOR aposentado.

Olá. 
 
Agora é oficial, e de «papel passado», mesmo no sentido literal da coisa. Passei oficialmente a PROFESSOR aposentado.
 
E, afinal, os últimos desenvolvimentos até foram algo inesperados. Depois de a CGA me informar que o meu processo já não seria concluído em julho (contrariando informações anteriores e apesar de há mais de três meses ter reunido todas as condições para a aposentação), chegou-me neste sábado, dia 4, às mãos uma carta estranha, remetida de um apartado e, lá dentro, a comunicação oficial: «Pensão definitiva de aposentação», reconhecida por despacho de 2018-07-31.
 
Como PROFESSOR, a condição que sempre me distinguiu mesmo quando fui chamando a outras colaborações em diferentes organismos do ministério da educação, não podia deixar de assinalar aquela que formalmente seria a minha última aula, em 6 de junho passado. Fi-lo, naturalmente, com os alunos da turma com quem trabalhei neste último ano e, ao fim do dia, quis partilhar um misto de sentimentos e emoções dessa última aula e desse dia, com dois pequenos grupos de colegas e amigos mais próximos nestes últimos tempos. 
 
Neste momento, apesar do seu significado mais formal,  é esse mail que, com uma ou outra adaptação, tomo a liberdade de também partilhar com um conjunto mais alargado de amigos e de outras pessoas com quem me cruzei ao longo desta caminhada, e que por esta via tomam conhecimento da minha mudança de estatuto.  
 
Com um obrigado à vida e aos que tanto me deram, 
um abraço de reconhecimento,
José Pedro

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.