Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Reflexão e protesto

Manuel Domingues.jpeg

Recebemos hoje e publicamos, à espera de ecos!

Como ex- hóspede dos seminários visito e leio o conteúdo deste sítio com regularidade e tenho encontrado matéria de enrequecimento humano.

Assusta-me a linearidade e indignaram-me até, as palmatórias há tempos distribuidas por causa de um endereço electrónico.
Os ex-seminaristas não são só doutores, engenheiros, professores. São muitos mais e são igualmente necessários numa comunidade humana. E, a ser cristã, incluídos. 
Os deficientes biológicos não são deficientes humanos nem os idosos uns coitadinhos. Momentos de vida e felicidade ímpares, presenciei-os numa deficiente biológica (casada com um tb ex- seminarista). 
Não couberam aqui  referências a talentos jovens, nem nada dos mais novos. Temo-los, jovens, mais fora do País, enormes.
Este não deveria ser um sítio exclusivo, Não se trata, não se deveria tratar de uma edição jornalistica, com a sua rigorosa supervisão e seleção. Nem a beleza e riqueza da lingua é isto. Nela cabe muito mais. Se no tempo de Camões houvessem escrutinadores, donos dela, hoje seria muito mais pobre. Os escritores que valem mesmo, demoram e trabalham muito antes de nos apresentarem a sua obra, escutam primeiro muitos outros.
Para que seja verdade devem rebaptizar (interessante como recordamos nesta época João Baptista) para "Alguns dos Antigos...
 
Estamos a castrar a nossa "ressurreição", colocamos no pedestal os velhos e os deficientes biológicos (admira de como ainda respiram). Os reformados que sabem, oferecem aos que não sabem para os ensinar nos seus tempos de sobra. Nos centros de acolhimento reformados disponibilizam uma percentagem do que lhes sobra para ordenados de miséria a jovens a quem não sobra nada (tempo incluído). Passamos guia de marcha à nossa juventude, barramos-lhes o caminho aqui. E não são só os governantes, somos todos nós, de vistas curtas, acomodados, linearmente exemplares na nossa linguagem, conduta, e tão verticais que não nos vergamos, não nos abaixamos até à voz que queria sair lá de baixo!!!
 Estupidamente esperamos o milagre que subam os que ainda não tiveram tempo nem oportunidade de crescer!!!
 
Disse, amadoramente, do que me apoquenta, do que me dói. Só será lido por quem quiser  e só se houver alguém a quem seja dada a oportunidade de ler. E segui exclusivamente o meu raciocínio, a minha inacomodada mente, plenamente consciente dos juízos dos outros e das suas enormes capacidades sancionais e selectivas. 
 
Ps. O meu enderêço electrónico é este, único e exclusivo meio pelo qual estou a comunicar: precisa é ser copiado correta e completamente. Na lista que copiaram e distribuiram apareceu incompleto. "manuel.domingues1@gmail.com " é assim.
Se ninguém mais quiser saber, eu quero, nos almoços anuais as presenças deminuem, vão continuar e não são proporcionais aos óbitos. O melhor que se atigiu andou pelos 200, mesmo assim muito pouco porque somos muitas mais centenas. Há uma postura elitista. A "medalha" dos números dos visitantes do "bloog" é ilusória, não resulta do que pensais. Não há motivo para colher louros nem deixar de pensar. Mas quem não precisa não pensa, nem evolui.
 
Saudações adequadas
Manuel Domingues»
 
NOTA: Obrigado, Manuel, pela tua reflexão. Quanto ao endereço, agradeço a correcção. Já sou sénior, mas ainda imperfeito, se é que o erro veio de mim... Como disse no início, gostava que outros se manifestassem acerca do conteúdo desta mensagem. António Henriques
 
- Ora, bem-hajam os que erram, António. Queremos é mais.
Abraço, Manuel Domingos (msg ainda de hoje)
 
- Atenção ao comentário, já publicado, do João Lopes...
 
- No Facebbok: Há aqui uma coisa enigmática.... Oh Manel Domingos, explica lá essa postura elitista que referes. É que não compreendo mesmo. Um abraço.
 
 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

PORQUÊ

VAMOS COMEÇAR

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens

Links

  •  
  • Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2017
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2016
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D