Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

O veneno da mente

J. Antunes (3).jpg

A GANÂNCIA

 

 Este sentimento que nos atormenta constantemente na busca insaciável de riquezas e que transforma em pedra o nosso coração, deixa marcas por todo o mundo.

Esquecemo-nos do bem comum, alimentamos mentiras e corrupção para obtermos dinheiro e poder que colocamos em primeiro lugar. Enterramos os valores fundamentais da vida, ignora-se a justiça e a sociedade vive em guerra de pessoas contra pessoas.

Todos precisamos de competir e de lutar por melhores dias, pensamos em nós e nos outros e partilhamos alegrias e tristezas com vista ao bem-estar e felicidade.  É este o sonho que procuramos para um mundo melhor, mas os gananciosos vivem eternamente insatisfeitos com o que têm, querem sempre mais e estão dispostos a atropelar quem lhes barrar o caminho.

Dinheiro.jpg

Sempre houve, neste mundo, indivíduos dominados pela ganância cujas acções levam a conflitos, para acumularem riquezas e como consequência geram injustiças, pobreza e fome. Nos países de grandes recursos naturais ainda existem grandes discrepâncias entre ricos e pobres, os que têm tudo e os que não têm nada, como muitas nações onde os agiotas sedentos de poder desencadeiam conflitos aterradores.

O grande choque de hoje é que os gananciosos praticam uma roubalheira escancarada apoderando-se sem escrúpulos dos recursos públicos, que poderiam dar mais saúde, educação e bem-estar à população.

Dão uma sentença de morte aos sentimentos humanos, como a verdade, o respeito e o amor.

Todos conhecemos histórias de indivíduos com tal sede de riqueza, que se apoderam de bens que os seus pais acumularam tal  como os governantes e políticos com os dinheiros públicos.

Se cada um de nós fizer um exame de consciência da sua vida, encontrará passagens de ganhos extras obtidos muitas vezes com injustiças, ficando com o que não é nosso ou fazendo negócios desonestos?

Galinha.jpg

Mas aqueles que possuem uma mente gananciosa, são pessoas ignorantes, não pensam em construir uma sociedade justa, não lhes interessa a felicidade dos outros. Existe um vazio deixado pela ganância. É como a história da galinha dos ovos de ouro, em que um camponês e a sua mulher ao descobrirem que a galinha tinha posto um ovo de ouro, trataram de a matar para se apoderarem de uma vez por todas, dos ovos dourados que ela carregava no ventre, mas nada encontraram.

E, como diz o ditado popular, “quem tudo quer, tudo perde”. Assim acontecerá aos gananciosos: desta vida não levarão nada, nem o corpo. E a nossa alma levará, sim, o bem e o amor que plantarmos.

João Antunes

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

PORQUÊ

VAMOS COMEÇAR

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens

Links

  •  
  • Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2017
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2016
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D