Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

O Sr. Cardeal connosco

05.10.19 | asal

No dia em que o Sr. D. Tolentino Mendonça ascende ao Cardinalato, achei por bem trazê-lo para Tolentino.jpgaqui. 

 

É um modo de também nos juntarmos a ele e ficarmos irmanados na busca de Deus, guiados pela sua palavra lúcida e cheia de novidade. Ao Papa e seus adjuntos no Vaticano falou do "Elogio da sede". É deste livro (pág. 91) a página que fotocopiei e que agora podem ler. Sempre um descobrir ideias brilhantes nas palavras de todos os dias ou nos acontecimentos vivenciados por cada um...

A palavra SERVIR aparece aqui realçada pela atitude da mulher. Temos então aqui um "elogio da mulher"!

Eu gostei muito do livro. AH

Tolentino1.jpg

Na página seguinte, o autor diz que a fé das mulheres «não fica prisioneira - como a nossa tantas vezes fica - do racionalismo, da doutrina vivida mecanicamente ou do rito. Há nelas uma densidade existencial, um sabor de quotidianidade que perfuma a fé» ao tocar a casa, a refeição, as relações, os cuidados, numa «sensibilidade envolvente ao todo da vida...».

Ontem, dia 4/10, o novo cardeal falava aos jornalistas e entre outras palavras disse:

Questionado sobre se ser cardeal o incomoda, Tolentino Mendonça respondeu: “Ser cristão é um risco, ser humano é um grande risco.” E referindo outro grande poeta, acrescentou: “Guimarães Rosa, esse autor amado da nossa língua, dizia ‘viver é perigoso’. E nós sabemos que é assim. As coisas grandes da vida são assim e todos nós vivemos, nos nossos caminhos diferentes, coisas muito perigosas: um grande amor, um filho, um encontro, um trabalho que nos apaixona.”