Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

O LIVRO

08.06.20 | asal

Florentino.jpg

Caros Amigos e companheiros

 
Hoje venho dar-vos notícias do livro, relativo aos 90 anos do Seminário de S. José em Alcains.
Planeado para ser apresentado ao nosso grupo no passado mês de maio, a pandemia veio estragar os nossos planos. A partir desta inclemência, como quase tudo, também ele entrou em banho-maria.  Porém, a ideia da sua elaboração ficou à espera de melhores dias. 
Foi o que aconteceu no passado sábado, aproveitando a deslocação do nosso querido amigo e conterrâneo João de Oliveira Lopes a estas paragens, onde a cereja é agora rainha e o queijo rei. Aproveitando a sua deslocação - a qual aproveitámos e muito agradecemos,  quisemos trocar com ele algumas ideias sobre este projecto que assumimos, como se fora a do colectivo que é a nossa amada Associação.
Em linhas gerais, podemos avançar que o referido livro vai ser elaborado em três partes.
  1. Uma introdução aos seminários diocesanos, ao longo dos tempos
  2. Uma Breve História do seminário de Alcains
  3. Testemunhos de antigos alunos que frequentaram este seminário
Esperamos terminá-lo até final deste ano e entregá-lo à tipografia logo no início do próximo.
Para a 3.ª parte do livro temos vindo a solicitar os testemunhos de todos os alunos que frequentaram este seminário. Neste momento, temos apenas duas dezenas. Gostaríamos de obter mais alguns, para enriquecimento substancial deste obra, que quer ser de todos e para todos.

Seminário de Alcains5.jpg

Ficamos a aguardar os vossos sempre ricos e esperados testemunhos, a relatarem as vossas ricas experiência nesta casa, onde passámos uma boa parte da nossa juventude. Memórias vivas que nos unem profundamente e fazem parte do que somos hoje, com defeitos e virtudes, inerentes a esses tempos.
Desde já, em nome da Associação, o meu muito Bem-haja e abraços a todos os companheiros e amigos desta aventura que sejam sensíveis a este nosso veemente apelo.
Não deixem passar esta oportunidade de também fazerem história.
 
florentinobeirao@hotmail.com

5 comentários

Comentar post