O fogo no fim
IMAGENS EMBLEMÁTICAS
Nos três dias do incêndio de VILA DE REI/MAÇÃO fiz mais de seis centenas de fotos de muitas e diversificadas realidades. Cenas dramáticas, destruições, desesperos, alegrias, esperanças, revoltas… Cinza e verdura… O belo e o feio… A acção, a luta e o trabalho mas também a passividade… Prevenção e combate… O fumo e o fogo… Fotografei bombeiros, GNR, GIPS, Canarinhos, militares, helicópteros, aviões e máquinas de rasto, autarcas e populares voluntários, jornalistas portugueses e estrangeiros, das rádios e televisões e da imprensa escrita… Registei imagens de dia e à noite… Só não fotografei políticos profissionais.
Vou publicar algumas mas não vou publicar tudo. Escolhi as próximas três imagens, entre dezenas de outras também significativas, como “imagens emblemáticas”.
A primeira. Na ribeira da Pracana, entre a Lameirancha e as Sarnadas, numa pequena quinta antes verdejante, há muito que esvoaçava uma bandeira nacional. Agora, depois do incêndio, tudo cinzento, completamente queimado, a bandeira esfarrapada resiste como pode. Ai Portugal, Portugal!
A segunda. Na Roda, três cabras procuram, num chão que mais parece lunar, algo de verde para se alimentarem. A do meio olha à espera de qualquer coisinha…
A terceira. Na estrada entre os Colos e as Casas da Ribeira, um povoamento natural de pinheiro bravo nascido após 2003, depois do incêndio de então, consumido pelas chamas. Vai acontecer o mesmo em 2035?
A TODOS OS SENHORES POLÍTICOS QUE TUDO JULGAM SABER E QUE TUDO QUEREM DECIDIR: AJUDEM-NOS A RESITIR! APOIEM-NOS! FAÇAM POLÍTICA A LONGO PRAZO!
Depois discutam o que quiserem nas televisões e na Assembleia da República. Até pode ser à porta fechada para a vergonha não ser tão grande…
António Manuel Silva