Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

O CORRIMÃO

22.12.19 | asal

José Maria Lopes1.JPG

No Seminário do Gavião, à noite depois do jantar, tínhamos um longo recreio numa sala do primeiro andar.

Se ainda há quem se lembre, essa sala situava-se na parte nova do edifício do lado poente. Em frente à porta dessa sala, atravessando-se o corredor, começava uma escadaria com patamar ao meio que dava acesso ao rés-do-chão. Embora a escada tivesse um patamar, o corrimão não esquinado  dava a volta, de modo a podermos escorregar nele com os pés levantados até ao fim sem parar.
Eu e o Zé Dinis e por vezes o Carriço Goulão ausentávamo-nos, sorrateiramente, da sala e íamos escorregar vezes sem conta no referido corrimão, sempre às escuras e sem fazer barulho.
Acontece que, tal como nas corridas clandestinas de automóveis, a polícia acaba sempre por descobrir e prender aquela malta; também nós fomos descobertos, e num dia em que eu participava com o Zé Dinis aconteceu o inesperado.
O Zé Dinis foi o primeiro a escorregar e eu, a seguir, ao chegar ao fim, senti uma mão (desculpem a cacofonia) a interromper a minha chegada. Julgando ser a mão do Zé Dinis, disse: - ó Zé, tira a mão que eu ainda não cheguei ao fim. Sem tempo para pensar, levei uma tremenda bofetada do Reitor, Padre Falcão, que só disse: - eu já sabia desta brincadeira e vim vê-la e amanhã falamos.
No dia seguinte, fomos chamados ao quarto do Padre Falcão, que se situava na parte velha do edifício, e o castigo a ambos foi a semana de joelhos nas horas de estudo e recreio, excepto à quinta-feira, que tivemos ordem para ir ao passeio.
Muito tempo depois de sair do Seminário, quando o Padre Falcão já era Cónego, encontrei-o em Castelo Branco e recordamos este episódio com animação.
 
José Maria Lopes
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.