Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Novas conversas

03.08.21 | asal

Para já, amigo António,  a minha gratidão por te teres associado ao meu aniversário e nessa conversação havida ter vindo ao de cima a nossa amizade.

Francisco Ruivo.jpeg

A maior surpresa foi o telefonema do Chico Ruivo de Alcains. Eu não me lembrava já deste Ruivo. Senti muito a morte de um outro Ruivo (José) de Abrantes, secretário do D. Agostinho, mas deste já me esquecera.

Falando com o Manuel Pereira, também em dia de aniversário, diz ele que estas amnésias resultam das intervenções cirúrgicas. Mas voltando ao Ruivo de Alcains, que me ganha, porque diz que tem mais um neto do que eu, recordou-me que também foi coadjutor do Cónego Freitas em São Vicente de Abrantes na altura em que eu estava no Pego, tendo ido com ele e outros amigos, os que completavam a lotação do meu Toyota, a Lisboa ver o Benfica em competições europeias.

Fernando Leitão.jpg

Memórias que se haviam apagado. Mas gostei de reviver muitas outras com ele, principalmente as respeitantes à irmã do Cónego que não era pêra doce para nós, jovens.

Uma boa semana e um bom mês de Agosto. Beijos à Antonieta. Para ti, aquele abraço de companheiro
Fernando Leitão
 
 
Agora sou eu:
Ai vocês foram ver o Benfica? Pois nós fomos ver o Sporting... E em que condições!...
Manuel Luís, João Porfírio, Eusébio Silva e eu, quatro responsáveis do Colégio de Santo António em Portalegre, depois de passarmos uns dias na Estalagem da Arrábida a preparar o novo ano letivo, no fim de semana, para terminar o encontro, lá nos deslocámos ao Barreiro para ver o Barreirense-Sporting, um campo onde hoje joga o Luso e para onde dá a janela do João Mendes Gregório, que ele já me mostrou pelo Messenger...
Mas o dia estava mau e começou a choviscar quando íamos a entrar. Sem qualquer guarda-chuva, levámos os abrigos que pudemos - lembro-me de um jornal e do pijama, que foi o que de melhor encontrei...

IMG_20210529_172745.jpg

A chuva deixou-nos que nem pintos e o pior foi o resultado: o Sporting perdeu 1-2.

Três sportinguistas chateados e um benfiquista gozão a caminho de Portalegre, que rico final de férias... Uma viagem a não repetir, tais não eram os silêncios prolongados que o João ia amenizando com umas pragas alentejanas. É disto que me lembro, que as operações que fiz também já me tiraram pedaços bons de memória... Olá, Manel Pereira, boa vai a vida...
António Henriques

6 comentários

Comentar post