Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Notícias de Portalegre

12.11.19 | asal
11.novº.2019

IMG_20180519_174359 (2).jpg

Caro António Dias Henriques
Escrevi ao Mendeiros sobre o assunto de que falo abaixo. Remeteu-me para ti, para eventual divulgação junto dos Antigos Alunos (Padres ou não), sobretudo dos que passaram pelo Seminário de Portalegre. Todos somos devedores ao Seminário. Homenagem aos Bispos desde D. António Moutinho, passando por D. Manuel Mendes da Conceição Santos, por D. Domingos Maria Frutuoso, e sobretudo, D. António Ferreira Gomes e D. Agostinho Lopes de Moura.
 
1- Vou publicar um livro sobre o Seminário Maior de Portalegre (1953-1956).Título: Seminário Maior de Portalegre. Milagre da Providência.  São 380 páginas. Seleccionei 80 fotos da construção, nele incluídas. Aparecerá no início de 2020. Anexo o índice e a introdução, para fazeres uma ideia do seu conteúdo.
 
2- A minha intenção imediata é a seguinte: A reabilitação da nossa Catedral vai iniciar-se em breve, após uma dezena de anos de preparação da candidatura ao FEDER (desde Fevº de 2009). Todo o seu interior será reabilitado. Destaque maior para os altares, com os seus retábulos únicos e imagens (património móvel e integrado). Só este restauro dos altares rondará um milhão de euros, sem IVA. Cada altar rondará os 85.000,00 a 100.000,00€. Também, o móvel/edifício será reabilitado, e bem precisa!!!.

Sé Portalegre.jpg

3- O altar de S. Pedro foi sempre sede da confraria de S. Pedro e das Almas; e os membros desta eram todos sacerdotes. Pensei que os sacerdotes de hoje, nomeadamente os que estudaram no Seminário Maior de Portalegre, poderiam colaborar na reabilitação deste altar, cuidado no passado pelos nossos predecessores, mediante a aquisição deste livro (preço calculado: 15,00€). O produto reverterá, pois, a favor do restauro deste Altar. A oferta, porém, não se limitará ao apoio mediante esta aquisição, mas sim alargar-se-á, espero, à generosidade de cada um por esta causa.
4- Poderás servir-te destas breves notas, do índice e da introdução, para divulgação junto dos Antigos Alunos (Animus Semper e Facebook). Já enviei  email a todos os padres da diocese. Agradeço desde já a tua colaboração.
Votos de paz e bem
Pe. Bonifácio Bernardo

1 comentário

Comentar post