Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

MICRO-CRÉDITO

Este tema vai ser abordado no Encontro de Linda-a-Pastora pelo José Centeio... AH

 

O fundador2018-01-12 (1).png

O economista e vencedor do Nobel da Paz Muhammad Yunus foi internacionalmente reconhecido pelo seu sistema revolucionário de microcréditos — a concessão de pequenos empréstimos para empreendedores que são muito pobres para qualificar para empréstimos de banco tradicionais — que ajudou milhões de pessoas a escapar da pobreza.

Nascido na cidade portuária de Chittagong em Bangladesh, a vida de Yunus está motivada pela sua visão de um mundo sem pobreza. Começou em 1976 quando viu tecelões de cestos do povo a viverem numa pobreza miserável apesar da sua capacidade. Considerados como altos riscos para crédito, os artesãos viam–se obrigados a pedirem dinheiro emprestado a altos tipos de juros para comprarem bambu e não obtinham nenhum lucro depois de devolver o dinheiro às pessoas que lhes emprestavam o dinheiro. Do seu próprio bolso, Yunus fez um empréstimo a um grupo de mulheres que devolveu os fundos e pela primeira vez tiveram um pequeno lucro. Yunus percebeu que por meio de pequenos empréstimos e serviços financeiros poderia ajudar os pobres a libertarem–se da pobreza.

Em 1983 estabeleceu o Grameen Bank (Banco do Povo), baseado na sua convicção de que o crédito é um direito humano fundamental. No último quarto de século o banco ergueu–se como um navio almirante de uma rede de instituições similares em 100 países, permitindo a milhões de pessoas saírem da pobreza ao dar poder económico a indivíduos.

O professor Yunus é membro do Conselho da Fundação das Nações Unidas e recebeu numerosos prémios internacionais pelos seus esforços humanitários.

 

Da Internet " INFORMAÇÃO GRATUITA YOUTH FOR HUMAN RIGHTS"