Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

MEMÓRIA - 1

26.03.21 | asal

Pedi-te um apontamento para o blogue. E cumpriste! Bela colaboração... No nosso curso, dos entrados em 1951 no Gavião, tu eras dos que brilhavam. E não perdeste o brilho! AH

---------------------

José Caldeira (4).JPG

 

Caro António, aqui vai um pequeno apontamento intitulado MEMÓRIA - 1.

 
Em meados da década de 60, lá para os lados do Campo Grande - Faculdade de Letras, convivi com o Francisco Cristóvão e o José Barata ( das Benquerenças),  estes na área de Clássicas , estando eu na área de Românicas.
Felizes nos períodos matinais ( aulas e salas de estudo) e menos felizes nas tardes, em que cada um tinha o seu horário de emprego, do qual  provinha o "vil metal", base da nossa subsistência.
Mas a vida continuou para além do Campo Grande. O Barata "emigrou"para Coimbra, onde concluiu a licenciatura, efectivando-se depois como Professor do Secundário no Entroncamento; tive um feliz reencontro com ele e Esposa em S.Pedro do Sul há uma boa dúzia de anos. Soube há momentos que estão bem.
O nosso jovem Chico Cristóvão, passados alguns anos (década de 70), encontro-o na praia da Ericeira  e diz que estava colocado em Mafra. Aqui era então Director da Biblioteca do Real Convento e levou-me a visitar ( e apreciar) uma bela 1ª edição d´OS LUSÍADAS. Admirável !
Porém, "post multos annos", já em pleno séc. XXI, vou reencontrá-lo na Rua das Flores, perto do Largo de CAMÕES, leccionando História do Cristianismo para deleite de numerosos(as) alunos(as) - mais elas que eles - que também frequentavam as minhas aulas de Literatura Portuguesa e História da Cultura Clássica ( esta última inspirada nas preciosas aulas do m/Ilustre Professor Pe Manuel Antunes )..
Pode haver prazeres maiores, mas estes - os decorrentes de reencontros com velhos Amigos participantes de vivências comuns - são inolvidáveis.
E, por agora, é com este "pano de fundo" que me ocorre  e convido a ler este poema de FERNANDO PESSOA (grande PERSONNA),  intitulado
 
O AMIGO

memoria 1.jpeg

......................................................................................................................
 
Até à próxima, com votos de Santa Páscoa,  e um abraço amigo do
José P. Alves Caldeira
(tel. 969009065)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.