MARVÃO À VISTA - 1
OS LUGARES POR ONDE VAMOS PASSAR
Para não andarmos à deriva, vamos começar a apresentar hoje os lugares onde passaremos o dia 20/05. Espero não cometer grandes gafes.
Marvão é uma vila muralhada. A entrada faz-se por dois arcos. A foto, tirada do segundo arco, mostra a rua estreita, por detrás da Antonieta. Quem entrar de carro, além desta, tem à esquerda, outra rua que vai dar a um parque de estacionamento. Mas, subindo por aquela que se vê, aí a uns 200m vamos entroncar noutra. Para a direita, numa curva apertada, vai-se para o castelo.
Para a esquerda, desce-se para o LARGO DO PELOURINHO, que fica logo ali. Atenção: aqui é que nos vamos encontrar. O Largo comporta uns 5 ou 6 carros. Ali fica a VARANDA DO ALENTEJO, onde se fará a recepção e, mais tarde, onde será o almoço.
Mas, logo no entroncamento das ruas, quando subimos, vemos a CASA DA CULTURA. É um edifício enorme, visto cá de baixo, como a foto mostra, mas a entrada é por cima. Teremos de subir uns degraus até lá chegar. Uma das coisas que chama a atenção é o predomínio do granito, o que confere às ruas um ar de poder soberano e solene. Ao contrário de outras vilas muralhadas que todos conhecem, aqui respira-se tranquilidade, silêncio e ar puro, sem os chamarizes comerciais.
Depois da CASA DA CULTURA, onde se farão as apresentações, seguimos para o castelo. Amanhã falaremos. AH