Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Mais colaboração

09.02.21 | asal

Flores.jpg

Ontem o Mário Pissarra reclamava mais colaboração dos colegas: «Nunca compreendi muito bem o silêncio da escrita de muitos dos nossos antigos colegas.»

E o João Lopes acrescentava no seu comentário: «Sou cem por cento a favor da tua opinião de que muitos queridos associados deviam perder o medo, a vergonha ou a soberba e partilhar o que sabem.»

É verdade que o exercício de escrever não é espontâneo. Exige uma predisposição amassada em querer, uma ginástica difícil em tempos de pandemia, por outras palavras, um querer fazer alguma coisa para o grupo, mesmo que as reações, boas ou menos boas, nunca apareçam. Quantas vezes eu próprio me confronto com aqueles silêncios de dias, de que já o meu antecessor, o António Colaço, debalde se queixava, continuando "de balde vazio".

São as rotinas associativistas e mais nada que isso, penso eu. Depois, de vez em quando, temos momentos de fulgor que apagam os silêncios e salta à vista a energia do grupo e a razão última por que somos ASAL - Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco.

Assim, alegro-me por as nossas últimas campanhas estarem a dar resultado:

1 - Nos últimos dias, o Florentino recebeu pelo menos mais três ou quatro textos (e que textos - alguns de 4 e 5 páginas!) para o livro sobre o Seminário de Alcains. Lembro-me do Manel Pires Antunes, do Agostinho Pissarreira e do Jaime Gaspar Júnior. O Francisco Simão já enviou o dele há mais tempo. Temos ainda uma semana para escrevermos o nosso testemunho. Vá lá, escrevam, como já fizeram 28 dos nossos colegas!

2 - O Martins da Silva já recebeu mais alguns contributos, mas ainda estamos longe do objetivo dos 2.500.00 € (??!!) necessários para a impressão do nosso livro. O IBAN para as transferências  das quotas (é assim que nomeamos o contributo!) é - PT50 0018 0000 0343 5755 0019 8. Andam à volta de 40 os que já aderiram.

3 - A última nota de hoje é mais pessoal. Eu anuncio os aniversários (são uns 280!...) de todos os colegas de quem temos informações e muitas vezes aproveito o número de telefone para os saudar pessoalmente. Tem sido uma fenomenal carga de positividade que tenho recebido com alguns telefonemas. Desde o estranharem receber a voz de um desconhecido, que pelo blogue ou pela palavra seminário se apresenta, até a  termos depois uma conversa sem fim, em que cada um conta a sua história, sempre a olhar para os tempos de juventude com saudosa alegria, falando ainda dos colegas e das relações pessoais com outras pessoas que conhecemos de outras facetas das nossas vidas, tudo me tem acontecido. Já me aconteceu telefonar para um nome que nada me dizia, dele não tinha nenhuma memória, e de lá alguém me diz: "Tu és o António Henriques, conheci-te pela voz! E as tuas operações aos joelhos correram bem? Vi-te em Portalegre há uns 45 anos... etc. etc.!".

Natal 18a.jpg

São estes encontros telefónicos que me animam o suficiente para continuar a fazer o melhor que sei e posso, mesmo que o blogue seja pouco na nossa vida. Vamos em frente... Mas atenção: continuo a pensar que numa associação os cargos, as funções não caem eternamente em cima de uns tantos. Qualquer dia despeço-me, o que é um dado natural ...

António Henriques 

4 comentários

Comentar post