Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Latinorum

06.01.20 | asal

José Maria Lopes1.JPG

Muitos de nós esquecemos pequenos acontecimentos que se deram na passagem pelos nossos Seminários e, por curiosidade, venho lembrar uma espécie de anedota que ouvia contar no Seminário do Gavião e que era a seguinte: o Pai dum aluno foi visitar o filho ao Seminário, sendo um homem instruído, mas antes de ver o filho tivera uma conversa com um dos professores que o informou de que o filho não estudava e, daí, ter muito más notas.

De seguida foi estar com o filho, perguntando-lhe como iam os estudos, respondendo o filho que eram estudos muito exigentes com muitas disciplinas e que tudo lhe era muito fácil de aprender incluindo o Latim. E para fazer ver ao Pai que sabia falar nesta língua, citou-lhe uma pequena parte da paixão de Cristo quando foi presente a Pilatos. E disse assim: - Jesusorum e apostolorum irorum pela pontorum a casorum de Pilatorum para interrogatorum.
Então o Pai respondeu: - em vistorum de Jesusorum e apostolorum passarorum sobpontorum de Pilatorum tu irorum p'ra nostrorum casarorum sachachorum nostrorum batatorum.
E lá foram, Pai e filho, de regresso à sua aldeia e o filho com tal interligência deve ter abraçado a profissão de, pelo máximo, de trolha.
 
José Maria Lopes