Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Imagens da Sertã

13.04.19 | asal

Fomos ontem à Sertã para olharmos aos pormenores que preenchem o nosso Encontro de 18 de Maio.

Aproveitámos IMG_20190412_155318.jpgpara colher imagens que nos ajudem a apreciar à distância os espaços que nos vão receber. E, na verdade, os ambientes são acolhedores.

 

Hoje mostro a parte alta da Sertã, com a sua igreja já velhinha, em que os arcos góticos nos atiram para o séc. XV (inscrição com a data de 1442). Igreja de três naves, dedicada a S. Pedro, sobressaem os tapetes de azulejos a cobrir todas as paredes, ali colocados no séc. XVI. Também chama a atenção o teto em madeira com caixotões pintados.Verdade, já é evidente a necessidade de uma profunda restauração e eu não sei onde se vai buscar o dinheiro para tal! Pode ser que o euromilhões de Cernache ainda chegue a esta obra... Destaque ainda para os altares barrocos que podemos admirar. O órgão ali está à vista e o José Ventura ainda o experimentou.

IMG_20190412_155149.jpg

ATENÇÃO: no largo à volta da Igreja, onde até se encontra um lindo coreto, vamos fazer a receção dos "encontristas", abraçar-nos e lembrar outros tempos. Os carros hão-de estacionar ali perto, junto do Mercado Municipal.

Daquele lugar sobranceiro, vemos em frente o castelo da Sertã e o casario misturado com os verdes à distância. Lá em baixo, corre a ribeira da Sertã, de águas calmas.

O pequeno vídeo que mostro foi elaborado automáticamente pelo Google. Eu aproveito-o para aqui. Poupa-me trabalho!

A. H.

 

1 comentário

Comentar post