Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Idosos na Dinamarca

14.02.22 | asal

 Vale a pena seguir.

Refletir.

Impressionante e chocante.

Vale a pena ver este testemunho.

Na Dinamarca! Um dos 5 países com maior rendimento per capita e o 2º mais "feliz" da Europa... mas dos mais infelizes para quem não é produtivo!

3 comentários

  • Meu caro João, admiro a tua capacidade de participação neste blogue, espaço de encontro pelo menos para umas boas dezenas de amigos. Desta vez, acho que não conseguiste entender a mensagem do vídeo. Eu vou adiantar algumas ideias, mais a falar do que vejo e vivo, mas sempre na sequência do vídeo.
    Os exercícios que sugeres aplicam-se a quem ainda domina e toma conta da sua vida. As universidades seniores, por exemplo, correspondem a essa necessidade de conhecer mais, de conviver, de ser alguém quando nos metemos em casa e não temos obrigação pessoal de ocupar o tempo, estar com os outros, etc...
    Mas começa a chegar um tempo em que entregamos toda a nossa vida aos filhos, pouco a pouco deixamos de decidir, fechamo-nos na concha e começamos a gostar dela. Alguém nos quer motivar e nós resistimos às motivações. A cabeça deixa de funcionar, até deixamos de falar, só olhamos para os outros por olhar... Nos últimos tempos (meses e meses!), andámos a "fazer o velório" a uma familiar que vivia no lar, mas não falava, só ouvia, alimentava-se por um tubo, às vezes eram 45 minutos em que os olhos nem se abriam...
    É para este estado de vivência humana que o vídeo pede para olharmos. E realmente as estruturas sociais não existem, nem para quem ainda é bem autosuficiente - basta lembrar a dificuldade em encontrar as residências que nos acolham, quer a nível financeiro quer a nível de acolhimento humano condizente com a nossa humanidade. Eu preocupo-me, talvez por estar com os meus 82 anos...
    António Henriques
  • Sem imagem de perfil

    João Lopes

    18.02.22

    É verdade, António. Absolutamente verdade e dramático. Ele há situações impressionantes. Tenho um vizinho, antigo Juiz Conselheiro, que, em tempos, falava comigo de política e outras coisas mais, e que, há dias, passou por mim , envergonhado e encolhido, e mal respondeu à minha saudação. Emitiu uns sons indecifráveis e seguiu em frente.
    Pus-me a pensar: o que a gente é e no que se transforma! A vida passa tão depressa, o cérebro é tão limitado, o corpo tão vulnerável ao tempo!
    Dou graças a Deus pela saúde que ainda tenho. Só queria que a tal palavrinha de estímulo e consolo a ninguém faltasse! Um grande abraço agradecido do João.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.