Há um ano
Hoje lembrei-me de olhar para trás e passar os olhos pelos textos saídos no ANIMUS SEMPER em Fevereiro e Março do ano passado. E que riqueza eu encontrei!
Em plena pandemia, a associação continuava a participar no grande projeto que foi a publicação de um livro sobre o Seminário de Alcains na comemoração dos seus 90 anos de vida. Era o Florentino debruçado sobre a história daquela instituição, rebuscando documentos... Era o blogue a pedir testemunhos escritos, para a história ficar com mais vida... Era depois a comparticipação de muitos colegas com a oferta de dinheiro para pagar a impressão do mesmo livro.
Foram meses a matraquear nestes temas, mas valeu a pena! Juntámos mais de 30 testemunhos escritos de colegas e mais de 80 voluntários contribuiram monetariamente para as despesas de impressão do livro. Discutiu-se se a impressão devia ser a preto e branco ou a cores, sendo esta quase o dobro da despesa da primeira. Primou a opinião de que seria melhor o livro apresentar-se com toda a dignidade, com boa apresentação gráfica e melhor atração visual, a começar pelo papel. Tudo se conseguiu a contento e os necessários 4.500 € também chegaram a tempo de cumprir obrigações assumidas.
Manifesto aqui a minha satisfação pelo trabalho e participação de tantos amigos. Veremos agora se o Seminário de Alcains nos pode receber no terceiro sábado de Maio. O P. Manuel Mendonça já nos alertou para a celebração do jubileu do Sr. D. Augusto César que o clero marcou para esse dia. E agora surge a notícia de que o Sr. Bispo tinha disponibilizado o mesmo Seminário para acolhimento dos ucranianos, que sofrem uma guerra a destroçar suas vidas, suas casas e seu futuro - um gesto humano significativo.
Estamos em suspenso. Eu próprio não tenho mais informações a dar neste momento. Quando souber o resultado dos contactos que se efetuam por estes dias, publicaremos as novidades.
António Henriques
Também em Abrantes se fala deste e outros assuntos atuais. Podem ver a amistosa conversa entre o António Colaço e o Mário Pissarra no link seguinte:
Agora, acrescentou algo no Facebook o