Encerrado
Chegámos ao dia de aniversário deste blogue pela sexta vez. O ANIMUS SEMPER foi uma aposta da Comissão que se voluntariou em Abrantes em 2016 para continuar a dinamizar a nossa Associação. Continuávamos assim o trabalho do blogue anterior - Animus60, que o António Colaço conseguiu orientar durante nove anos. Até pelo nome que escolhemos, desejámos ser seu continuador!...
A Comissão era constituída por sete elementos. No final do primeiro triénio, os mesmos elementos, à falta de novos voluntários, continuaram igual missão. Nem sabíamos o que nos esperava, com a pandemia a mudar hábitos e até a nossa personalidade - já não somos os mesmos! Entretanto, o João Heitor já faleceu (nem pudemos ir ao seu funeral!) e o Joaquim Nogueira também lhe seguiu as pisadas. Saúdo estes dois amigos e levanto a minha oração pelo seu eterno descanso - RIP.
Este ano era tempo de iniciar novo triénio e aí o António Henriques decidiu parar. Há muito que a minha experiência associativa me diz que é importante mudar para surgirem novas energias, novas perspectivas e facilitar o próprio desenvolvimento humano de novos valores. Por certo, haverá problemas na mudança, como estamos já a ver (neste momento a Comissão tem quatro elementos), mas mesmo assim, debaixo da muita pressão para continuar, eu resolvi parar.
O que sinto? Sinto que valeu a pena, que o trabalho que fizemos juntos foi belo... Conheci muita gente nova e até entrei no coração de muitos, vivendo os seus problemas. Alegrei-me muitas vezes com as conquistas, que são sempre fruto da nossa dedicação. Era a minha grande obsessão...
Mas esta obsessão também me estava já a perturbar. Por isso, resolvi parar, sem saber ainda como vou passar o meu tempo. Não foram vocês que me empurraram para fora do barco, pois a verdade é que saio a bem com todos, sem qualquer queixume. Quero apenas começar a ser um igual à maioria de vós, quero continuar a ser colega e amigo, empenhado nos propósitos da Associação, como já aí está o livro sobre o Seminário do Gavião, para o qual eu também quero escrever.
Ao Mendeiros, a quem já entreguei a pasta (com todos os elementos que reuni), ao João Lopes e ao Florentino Beirão, que já se desgastam para reunir elementos para o novo livro, e ao Martins da Silva, o nosso tesoureiro, a estes quatro amigos da Comissão quero deixar a minha estima e muita consideração, que cresceu muito nestes seis anos. Juntos fizemos obra! Desejo-vos bom trabalho para mais um triénio. E vemo-nos por aí.
Como já disse no texto de ontem, o blogue continua a ser o repositório destes seis anos. E vivo continua o "Animus Semper Antigos Alunos", do Facebook. Peçam amizade.
Obrigado a todos! E perdoem-me os meus dislates!
Com um abraço, António Henriques