Em Portalegre - Seminário
E o Encontro aconteceu...
As minhas impressões
Já imaginaram o que é entrar numa casa, habituada ao silêncio de poucos residentes, em instalações vazias na maior parte do tempo, e acomodar ali um batalhão de 120 invasores, uns 90 "encontristas" e mais 30 artistas que vieram iluminar o nosso dia de arte musical?
Esta foi a primeira grande dificuldade, ultrapassada com êxito...
Precisávamos de capela, instalações sanitárias, refeitório (e estava lindo!), espaços de convívio... Tudo decorreu sem grandes constrangimentos, graças a Deus... É verdade que o Seminário denota o cansaço próprio da idade, precisa de obras de reparação, umas mais urgentes que outras. Mas continua a ser um projecto imponente, marcante na época, embora hoje esteja à espera de utilização adequada. Ali se acomodam alguns sacerdotes no gozo da sua terceira ou quarta idade, o que é muito pouco...
Com as poucas fotos que tirei, vejam os primeiros invasores, no hall de entrada, a conversar com o P. Alberto Jorge, um dos residentes.
Na Capela, a denotar a urgência de obras, tivemos o primeiro momento do dia, depois dos abraços, beijos e petiscos iniciais. A celebração eucarística, solenizada pelo Coral Stella Vitae, marcou o nosso dia.
Presidiu o Sr. Cón. Bonifácio, ladeado pelos padres Manuel Mendonça e Tarsício.
O Sr. Bispo, pelo Sr. Cón. Bonifácio, apresentou as suas saudações e desculpas ao grupo por não poder estar presente, ele que no ano passado passou todo o dia connosco.
Estes dois minutos de video mostram imagens iniciais, com um trecho do Salmo Responsorial.
De tarde, enquanto as nossas acompanhantes visitavam o Museu José Régio, tivemos a Assembleia Geral, com aprovação do Relatório e Contas de 2017, apresentação do Livrinho de homenagem a 40 professores já falecidos, com palmas para os redactores destas páginas, homenagem aos maiores de 80 anos presentes e finalmente a constituição da nova comissão para o próximo triénio e escolha do local do próximo encontro. Optámos pela Sertã, uma terra acolhedora e encantadora, com condições para um ajuntamento destes.
Apresento uns flashes do encontro da tarde, para poderem observar o tom, o sentido alegre e bem disposto que reinou nesta assembleia de amigos. A Comissão cessante mereceu os maiores encómios. E o Mendeiros Pedro recebeu uma salva de palmas especial.
Obrigado, amigos, por me lerem. Durante uns dias (longos para mim...) vou estar ausente destas páginas.
A todos deixo um abraço e a minha amizade.
António Henriques
Mais uma pequena peça (1,30m) de um virtuosismo extraordinário: