Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Em Portalegre - Seminário

IMG_20180521_170828.jpg

E o Encontro aconteceu...

As minhas impressões

 

Já imaginaram o que é entrar numa casa, habituada ao silêncio de poucos residentes, em instalações vazias na maior parte do tempo, e acomodar ali um batalhão de 120 invasores, uns 90 "encontristas" e mais 30 artistas que vieram iluminar o nosso dia de arte musical?

Esta foi a primeira grande dificuldade, ultrapassada com êxito...

Precisávamos de capela, instalações sanitárias, refeitório (e estava lindo!), espaços de convívio... Tudo decorreu sem grandes constrangimentos, graças a Deus... É verdade que o Seminário denota o cansaço próprio da idade, precisa de obras de reparação, umas mais urgentes que outras. Mas continua a ser um projecto imponente, marcante na época, embora hoje esteja à espera de utilização adequada. AIMG_20180519_105409.jpgli se acomodam alguns sacerdotes no gozo da sua terceira ou quarta idade, o que é muito pouco...

Com as poucas fotos que tirei, vejam os primeiros invasores, no hall de entrada, a conversar com o P. Alberto Jorge, um dos residentes.

 

Na Capela, a denotar a urgência de obras, tivemos o primeiro momento do dia, depois dos abraços, beijos e petiscos iniciais. A celebração eucarística, solenizada pelo Coral Stella Vitae, marcou o nosso dia.

IMG_20180519_131250.jpg

 

 

Presidiu o Sr. Cón. Bonifácio, ladeado pelos padres Manuel Mendonça e Tarsício.

 

O Sr. Bispo, pelo Sr. Cón. Bonifácio,  apresentou as suas saudações e desculpas ao grupo por não poder estar presente, ele que no ano passado passou todo o dia connosco.

 

 

Estes dois minutos de video mostram imagens iniciais, com um trecho do Salmo Responsorial.

 

De tarde, enquanto as nossas acompanhantes visitavam o Museu José Régio, tivemos a Assembleia Geral, com aprovação do Relatório e Contas de 2017, apresentação do Livrinho de homenagem a 40 professores já falecidos, com palmas para os redactores destas páginas, homenagem aos maiores de 80 anos presentes e finalmente a constituição da nova comissão para o próximo triénio e escolha do local do próximo encontro. Optámos pela Sertã, uma terra acolhedora e encantadora, com condições para um ajuntamento destes.

Apresento uns flashes do encontro da tarde, para poderem observar o tom, o sentido alegre e bem disposto que reinou nesta assembleia de amigos. A Comissão cessante mereceu os maiores encómios. E o Mendeiros Pedro recebeu uma salva de palmas especial.

Obrigado, amigos, por me lerem. Durante uns dias (longos para mim...) vou estar ausente destas páginas.

A todos deixo um abraço e a minha amizade.

António Henriques

 

 Mais uma pequena peça (1,30m) de um virtuosismo extraordinário:

 

 

1 comentário

Comentar post