Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

É já depois de amanhã no Gavião

25.07.19 | asal

IMG_4703.jpg

Preso em casa e em convalescença por mais uma prótese ao joelho, sempre vou pescando novidades que sirvam o nosso grupo e movimentem os amigos ao encontro uns dos outros.

Desta vez, o mais inesperado: aquele que mais trabalho apresenta, que teve um fim de semana alucinante (como aguentas, António?!) em Mação e arredores, eis que aparece no Facebook a anunciar mais comprometimentos, desta vez a apresentação de mais um livro. E que livro? O do colega José Alves Jana, que já por diversas vezes passou por estas páginas.

Fiquem com as palavras do António Colaço:

"ESTANTES

A preparar a apresentação do livro do meu querido amigo José Alves Jana, "O Meu Seminário" ....
Será na Biblioteca do meu Gavião natal, dia 27 do corrente mês, pelas 15 horas.

Depois do alucinante fim-de-semana, nada melhor do que uma serena viagem ao meu passado de jovem aspirante ao sacerdócio (para ser mais politicamente correcto e não introduzir ruído com a expressão do Senhor Alberto Tavares, então presidente da Junta de Cardigos, "queres ir para padre, olha que depois eles capam-vos!!!") pela escrita tão escorreita quanto precisa do meu amigo Jana."

Eu repito: 27 de Julho, sábado, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal do Gavião, um dos nossos míticos locais de dor e alegria, do desmame da família e da iniciação à vivência em grupo, que fazem parte deste livro.

Não é preciso dizer que vale a pena ir até lá ouvir personagens participantes dos acontecimentos narrados e mesmo visitar as pedras que nos acolheram e hoje se preparam para novas aventuras...

Curiosamente, ainda ontem, numa longa conversa com o Francisco Simão, falámos do livro e por um dia destes espero apresentar mais um texto sobre este "muito falado" livro.

Eu li-o nas termas, numa atitude relaxante, agradável e revivificante graças à memória do autor e, sobretudo, ao sentirmo-nos a cada passo a viver momentos iguais. AH

Última hora - do Facebook: 

Alves Jana Será a oportunidade de me encontrar com uma terra que me acolheu sem saber. E que nunca mais esqueci.