Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Convento de N.ª Sr.ª do Bom Sucesso - Belém

27.07.20 | asal

IMG_20200125_115415.jpgHoje vou falar do Convento de N.ª Sr.ª do Bom Sucesso que em boa hora visitámos. Situa-se na continuação para poente da rua que passa pelo mosteiro dos Jerónimos. Não é fácil esta visita, a não ser na hora da reza do terço. Mas para nós a Diretora do Colégio abriu-nos as portas e acompanhou-nos (sim, agora a Igreja está ligada a um colégio feminino no espaço que antes era convento das freiras dominicanas irlandesas, que conseguiram ser acolhidas em Portugal no tempo das guerras religiosas entre católicos e protestantes).

E que maravilha de Igreja! O retábulo do altar-mor é de uma riqueza visual extrema, com um baldaquino profundo sustentado por oito colunas de jaspe e ainda atapetado nas paredes com mármores de várias cores que dão ao conjunto um ar barroco evidente. Ao centro, ainda vemos um grande relicário de prata, encimado por uma coroa real. Noto também a profusão de imagens de santos e a pintura no fundo.
Para além da capela-mor, admirámos todo o conjunto em formato octogonal, com uma cúpula rosada e ainda ricos altares laterais (6) com bela talha dourada, mais imagens de santos dominicanos e ainda as pinturas do séc. XVIII.  As fotos ajudam a imaginar o que nós lá sentimos.
Visitámos ainda o antigo convento das freiras irlandesas de clausura, que daqui saíram em 1955, o claustro e o coro, onde elas rezavam e olhavam para a capela-mor, por detrás das grades. Olhem, verifiquei que elas eram muito baixas, dada a pouca altura dos cadeirais em que se sentavam!
Muitas histórias ouvimos destas freirinhas ciosas dos seus bens e dos seus valores. E também muito sofreram com a expulsão das ordens religiosas no regime liberal e com o advento da República. Quem ganhou foram as meninas que lá foram educadas quando o convento se converteu obrigatoriamente em centro educativo.
Para além das fotos, podem ver o vídeo da RTP, com a orientação sempre profissional da Paula Moura Pinheiro, assessorada aqui pelo Dr. Miguel Soromenho, que também orientou a nossa visita.
 
António Henriques
 

 

https://www.rtp.pt/play/p7378/e484388/visita-guiada