Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Conselho Pastoral Diocesano

06.02.20 | asal
Caro Henriques

Florentino2.jpg

Aí te envio um apontamento sobre o último Conselho Pastoral da nossa diocese.  Estar dentro do que por aqui se vai passando pode interessar a muitos dos nossos associados e amigos.
Um forte abraço
f. beirão
 
 

Reunião do Conselho Pastoral II

Os membros do Conselho Pastoral Diocesano da diocese de Portalegre - Castelo Branco, reuniram-se no passado sábado, primeiro de fevereiro, na casa diocesana de Mem-Soares, sob a presidência do Bispo da diocese, Antonino Dias. O objetivo deste encontro consistiu em refletir sobre as diversas dinâmicas da pastoral diocesana, bem como apontar algumas pistas, para que se mantenha atenta e empenhada nas problemáticas dos homens de hoje.

Este encontro de reflexão, iniciou-se com alguns momentos de oração, após os quais foi retomado um dos temas já tratados na última reunião deste Conselho, acerca da problemática da pedofilia na Igreja Católica, para a qual o Papa Francisco vem pedindo a atenção das dioceses, a fim de que elas se organizem, para oferecer uma resposta rápida, adequada e eficaz. Perante esta orientação do Vaticano, a diocese de Portalegre também se quis empenhar na resolução deste problema, apesar de não haver caso algum conhecido na diocese, segundo D. Antonino Dias. Para responder a qualquer caso que venha a surgir na diocese, o prelado diocesano, após já ter ouvido este Conselho, apresentou agora aos conselheiros a constituição da uma equipa de especialistas de diversas áreas do saber.

Outro dos pontos abordados teve a ver com as perspetivas e os desafios que hoje se colocam à Pastoral Juvenil e Vocacional, bem como os modos de a concretizar e operacionalizar, adotando as medidas mais adequadas e eficazes. Este abrangente tema foi explanado pela irmã Fernanda Luz, uma salesiana da comunidade religiosa da Chainça. Ao longo da sua fundamentada intervenção, foram apresentadas algumas orientações, tidas como as mais adequadas e eficazes para aqueles que se empenham na pastoral juvenil diocesana. O seu testemunho foi enriquecido ainda com dados da sua vasta experiência em meio juvenil e com os seus conhecimentos académicos nesta área da pastoral.

Outro dos pontos fortes, tratados pelo Conselho Pastoral, teve a ver com a próxima Jornada Mundial da Juventude, a realizar em Lisboa, no mês de agosto de 2.022, onde são esperados numerosos jovens dos PALOPS. Os conselheiros ficaram a saber, pela voz do prelado diocesano, que a diocese irá acompanhar a preparação e o desenrolar desta iniciativa do Papa Francisco, apoiando aquilo que vier a ser solicitado. Para já, irão a Roma alguns jovens da diocese, para receber das mãos do Papa os símbolos deste Encontro Mundial

Por último, foi abordada ainda a próxima Peregrinação Diocesana a Fátima a qual, neste ano, se irá realizar no dia 31 de maio. Relativamente a esta iniciativa, o padre Nuno Folgado, Presidente do Conselho Pastoral, foi recolhendo as diversas opiniões dos conselheiros, em ordem a se escolher tema do encontro, bem como as múltiplas atividades que irão enriquecer a tarde deste dia, no Centro Paulo VI.