Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Carta ao Florentino

16.04.21 | asal

As palavras que agora aqui deixo foram escritas primeiro como "NOTA" no final do texto do Florentino. Mas achei que devia dar-lhe mais destaque, isolando-as num novo post. AH

Mensagem do Florentino:

«Meu caro Henriques

Já reparei que deste por aí uns saltos de alegria pelo belo resultado alcançado com a angariação da verba suficiente para deitarmos cá para fora o nosso livro sobre o seminário de Alcains. Belíssimo. Não há palavras!!!
Sempre acreditámos que seria possível e os nossos amigos não nos defraudaram... Nem tudo são más notícias nestes tempos de breu.
Gratidão a todos os que estiveram connosco.
E a ti, o inquietador desta longa caminhada, aquele abraço forte, de um grande vencedor de boas causas.
Florentino»

Eu2.jpg

Meu caro Florentino,

aproveito para responder à tua mensagem inicial no texto de hoje, sempre simpática e oportuna, a falar dos saltos de alegria que eu dei quando vi terminado o meu afã de conseguir um pesado alforge de euros para o nosso livro "Seminário de Alcains. História e Memórias". Confesso que cheguei a assustar-me e a passar algumas noites mal dormidas (estas preocupações já me tiram o sono - sinal da minha "velheira"!). Mas felizmente a adesão foi maravilhosa e eu agora sinto que estou a passar uns dias de férias. 

E repito contigo: Gratidão a todos os que estiveram connosco!

Mas atenção! O obreiro maior desta iniciativa foste tu, amigo Florentino! Se não fossem os meses que passaste em investigação e a redigir a parte histórica do livro, não havia livro... Eu sei que outro amigo, o João Lopes, com o seu habitual jeito de trabalhar na penumbra, esteve a teu lado a facilitar o caminho, a sugerir soluções, mas és tu a assumir o trabalho com todo o teu saber. E ainda és tu que estás no momento a passar horas e dias na tipografia a colaborar na maquetagem do livro para a obra ficar bonita.

Por isso, deixo aqui um louvor pessoal e coletivo à tua dedicação às causas do grupo, tu que há muito és um colaborador especial deste blogue, tarefa que eu agradeço efusivamente como editor. Quantas vezes tenho a boca seca para falar, sem inspiração para redigir qualquer mensagem e lá vens tu com uma colaboraçãozinha, como água na secura do deserto! Obrigado...

Mas estas palavras até ficam deslocadas neste momento alto da nossa vida associativa, nestes dias em que o blogue chega a ter mais de 400 visualizações diárias.

Aos amigos que nos acompanham como leitores ou como colaboradores, eu digo que a vida é muito mais que um blogue, que uma associação, que um texto a escrever para os amigos...

IMG_20210404_152152.jpg

Mas estes momentos dão cor, dão vida à nossa vida, com pedacinhos de memória que nos alimentam os dias.

Obrigado a todos! Deixo aqui mais uma flor do meu quintal, primeiro para o Florentino e depois para todos vós, que me ajudam tanto a gostar de viver.

António Henriques