Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Capazes de ler as diferenças

15.08.18 | asal

Pissarra.jpg

Reflexão pessoal

Ao ouvir os nossos políticos e os doutos «opinadores» sobre os fogos e a realidade vêm-me à memória as doutas palavras do teólogo Reinhold Niebuhr:

“Meu Deus, concede-nos serenidade para aceitar as coisas que não podemos mudar, a coragem para mudar as coisas que podemos mudar e a sabedoria para ver a diferença entre umas e outras.”

Já perdi a esperança de os ver mudar de discurso.
Já não tenho ilusões sobre a objectividade, a verdade, a coerência, ... do que dizem.
Estou farto de fazerem de mim uma pessoa estúpida ou incapaz de pensar pela sua própria cabeça. Será que pensam que os portugueses ainda não saíram da menoridade? Há séculos que Kant proclamou o abandono dessa menoridade …
Já não há pachorra …

O grave é que este estado de espírito é mau. Mau para mim e para a democracia. Ela desacredita-se e desacredita os agentes políticos presentes e futuros; permite generalizações abusivas porque são esses políticos e «opinadores» que ocupam o espaço público; abre caminho ao populismo e faz suspirar muitos saudosistas; sobretudo, minimiza o desejo e o empenhamento na construção de uma democracia participativa e obstaculiza o exercício de uma cidadania responsável. E, ainda mais grave, cria a ilusão de que a política e os políticos são dispensáveis.

Como rezava o teólogo, precisamos de serenidade e de ter sabedoria para ser capazes de ler as diferenças entre as coisas.

Mário Pissarra