Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

BORA LÁ SAI DO SOFÁ!

20.09.21 | asal
Aqui se partilha o que sairá no Jornal "Voz da Minha Terra" do corrente mês de setembro.  A. Assunção

Bora lá.jpg

BORA LÁ - SAI DO SOFÁ!             TEMPO PARA … SAIR DO SOFÁ

Esta expressão foi usada várias vezes pelo Papa Francisco para motivar os jovens na linha do compromisso humano e social e também cristão e missionário. A primeira vez foi na Vigília da Jornada Mundial da Juventude no Campo da Misericórdia, nos arredores de Cracóvia – Polónia, em 30 julho 2016, exclamando: “Caros Jovens Não fiquem no sofá, sejam protagonistas da História”.
Daí para cá muitas outras vezes esta expressão foi usada em tantas outras circunstâncias por ele próprio, por cardeais, bispos, padres, religiosas e religiosos e mesmo pelos próprios jovens que caminham pastoralmente com outros jovens.
Sim! O Papa Francisco confia nos jovens e por isso os desafia e estimula, como o voltou a fazer neste mês de setembro no vídeo que preparou para a intenção do Apostolado da Oração, sobre “um estilo de vida ecossustentável”, afirmando: “Fico muito feliz em ver que os jovens têm a grandeza de empreender projetos de melhoria ambiental e social, já que as duas coisas caminham juntas. Nós, adultos, podemos aprender muito com os jovens, porque os jovens em tudo o que diz respeito ao cuidado do planeta, os jovens estão na vanguarda. Aproveitemos o seu exemplo, especialmente nestes momentos de crise, crise sanitária, crise social, crise ambiental e reflitamos sobre o nosso estilo de vida, sobre o modo como nos alimentamos, nos deslocamos, consumimos ou que uso fazemos da água, da energia e do plástico e de tantos bens materiais que muitas vezes são prejudiciais à Terra. Vamos escolher mudar! Vamos avançar com os jovens para estilos de vida mais simples e que respeitam o meio ambiente. E rezemos para que todos nós tomemos as decisões necessárias para uma vida mais sóbria e ecossustentável, sendo inspirados pelos jovens que estão comprometidos com esta mudança. E eles não são tolos, porque estão comprometidos com o seu futuro. É por isso que eles querem mudar o que vão herdar num tempo em que nós cá não estaremos”.
Com igual impulso e motivação também as Dioceses mobilizam os jovens para as iniciativas a realizar na preparação da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a celebrar em Lisboa em 2023, com iniciativas quer a nível paroquial, quer arciprestal, quer diocesano. E quantos já saíram do sofá… e esperam e motivam outros para que façam o mesmo e “Não vegetem no sofá da vida”… mas troquem o sofá por sapatos para mudar a própria vida e com o seu exemplo ajudarem outros jovens e também os adultos a fazerem o mesmo.
Neste contexto deparei-me com duas curiosidades na atual campanha eleitoral autárquica. Primeiro, fui surpreendido por este cartaz publicitário referente às eleições “AUTÁRQUICAS 2021 com o logotipo de 16 associações que além de imagem bem curiosa tem a seguinte legenda BORA LÁ SAI DO SOFÁ! Liga-te ao que importa! Escolhe hoje o mundo de amanhã.” Achei curioso o uso desta expressão lançada pelo Papa Francisco, ele que define a boa política como serviço à Paz (cf Mensagem para o DIA MUNDIAL DA PAZ - 1º DE JANEIRO DE 2019, com o tema «A BOA POLÍTICA ESTÁ AO SERVIÇO DA PAZ»).
Em segundo lugar, o poder ver nos cartazes das candidaturas autárquicas, rostos de gente jovem e mesmo muito jovem, alguns dos quais me testemunharam a sua inclusão nas referidas listas, como resposta concreta e comprometida com a linha da política proposta pelo Papa Francisco.
Que não desanimem nem se desencaminhem nos seus propósitos. A. Assunção
 
NOTA: Domingo, 26 de Setembro, vamos todos votar. AH