Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

Boas-Festas

20.12.18 | asal

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DOS SEMINÁRIOS DA DIOCESE DE

PORTALEGRE - CASTELO BRANCO

Avatar nosso.PNG

COMISSÃO ANTIGOS ALUNOS SPCB

            (comasalpcb@gmail.com)

                (asal.mail@sapo.pt)

 

 

BOAS – FESTAS.  UM SONHO POR UM PRESENTE!

 

 

CAROS ASSOCIADOS E AMIGOS,

 O Natal de 2018 é o primeiro do segundo mandato desta Comissão, reeleita no Encontro de 19 de maio de 2018, no Seminário de Portalegre, como o órgão executivo da nossa Associação, pelo período de mais três anos.

A Associação continua a fazer o seu caminho com os associados e outros antigos alunos não associados mas igualmente irmanados no mesmo espírito de amizade, sempre com o propósito de servir a nossa comunidade de antigos alunos dos seminários da diocese de Portalegre-Castelo Branco, e a Comissão tudo fará, na medida das suas capacidades, para manter viva a chama do associativismo, que, como nunca é de mais lembrar, está bem à vista nos seus “ESTATUTOS”.

Durante o ano de 2018, tivemos um grande Encontro em Linda-a-Pastora, a 3 de fevereiro, onde o José Centeio nos traçou uma panorâmica geral sobre a problemática do microcrédito e o João Oliveira Lopes nos apresentou o livro “Salazar e a Escola Primária” da autoria do Florentino Vicente Beirão, também ele presente no auditório, fazendo ambos uma rememoração dos nossos tempos de alunos da escola primária.

Tivemos também o grande Encontro de Portalegre, a 19 de maio, com a brilhante atuação do coral Stella Vitae solenizando a missa e cantando no final um solene e sublime Te Deum, e apresentámos a edição do opúsculo com o título “ PROFESSORES III” de homenagem aos nossos professores já falecidos, sob o lema “Honra e Gratidão”.

Lembrámos José Régio através da recitação da "Toada de Portalegre", pelo João Oliveira Lopes e de uma visita guiada à Casa Museu José Régio pelas acompanhantes, durante a qual se foram dizendo poemas deste autor.

Mais recentemente, a 17 de novembro, comemorámos o São Martinho na Igreja de São Francisco Xavier, no Alto do Restelo, em Lisboa, que terminou com a canção do “Adeus”, em ambiente de grande festa.

É com o mesmo entusiasmo que vamos conviver no Seminário dos Dehonianos, em Alfragide, no dia 2 de fevereiro de 2019, no primeiro grande Encontro do próximo ano, e a seguir, na Sertã, a 18 de maio, no grande Encontro anual em terrenos da diocese, onde esperamos uma participação massiva de antigos alunos!

É com este desígnio que a Comissão vem desejar a todos os antigos alunos, associados ou não, FESTAS FELIZES junto dos respetivos familiares, um santo Natal e um ano de 2019 cheio de coisas boas.

E celebrando a quadra natalícia com votos de muitos presentes, deixamos aqui as palavras apropriadas de Luísa Ducla Soares, no seu poema “ Eu queria ser Pai Natal”, lembrando o nosso tempo de meninos.

Eu queria ser Pai Natal,

e ter carro com renas,

para pousar nos telhados

Comissão 18-20.jpg

mesmo ao pé das antenas.

 

Descia com o meu saco

ao longo da chaminé,

carregado de brinquedos

e roupas, pé ante pé.

 

Em cada casa trocava

um sonho por um presente.

Que profissão mais bonita

fazer a gente contente!

 

 Em 20 de dezembro de 2018

Saudações Associativas,

A COMISSÃO

NOTA: SE ÉS ANTIGO ALUNO DOS SEMINÁRIOS DA DIOCESE DE PORTALEGRE E CASTELO BRANCO E NÃO RECEBESTE ESTA MENSAGEM, ENVIA-NOS O TEU EMAIL PARA ENTRARES EM COMUNHÃO COM OS OUTROS 233 DO GRUPO.