Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

A voz do pároco

10.04.20 | asal
Um pároco a falar aos seus paroquianos numa linguagem natural, humana e espiritual, também se dirige a nós. AH
Antonio Escarameia

António Escarameia.jpg

Caros amigos. estamos todos no mesmo barco. Queixamo-nos muitas vezes de que que não temos tempo para nada, mas agora temos tempo para tudo. Estamos numa quaresma que nos foi imposta. Quarentena e quaresma significam a mesma coisa: são tempo de recolhimento, tempo de reflexão, tempo de oração para quem tem fé e tempo de purificação do espírito e do corpo para todos. O momento mais importante da quaresma / quarentena é a nossa Reconciliação com Deus, com o próximo, com a Natureza…
Hoje é Sexta Feira Santa. A Igreja celebra a Paixão e Morte de Jesus. Nas nossas paróquias, estamos todos muito afastados, mas todos muito unidos a celebrar a Morte de Jesus no memorial da nossa procissão dos Passos, em Fratel, até ao Calvário.
Mas, depois da morte vem a vida, ainda com mais abundância: isto é, vem a Ressusrreição. E uma vida nova há de vir, de certeza, para todos nós, depois desta pandemia. Nada será como dantes.
Mas atenção, também dentro de nós tem de morrer o egoísmo, para nascer o Amor;
Tem de morrer o desânimo, para nascer a Esperança;
Tem de morrer pecado, para nascer a Vida de Deus em nós.
Só os que soubermos morrer, poderemos ressuscitar.
Boas Festas da Páscoa para vós e vossos familiares. ALELUIA

NOTA: Aos antigos alunos que hoje dirigem as comunidades cristãs da diocese deixamos aqui um abraço de amizade e o reconhecimento do trabalho valoroso que fazem a favor dos outros. Sintam-se fortes e acreditem que por detrás de vós há muita gente a admirar a vossa dedicação.

Uma santa e feliz Páscoa. AH