Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

A surpresa do ano

26.02.20 | asal

É assim que intitulo este post. E razões existem.

Na véspera do Carnaval, recebo um telefonema que não constava da minha lista. Quem será? Quando contactamos, era o José de Jesus André do outro lado. Estava em Albufeira e o Facebook dizia-lhe que eu estava em Portimão. Ele quer estar comigo, quer falar-me... Nós nunca tínhamos falado, para além dos cumprimentos normais no Encontro da Sertã.

É verdade que eu me empenhei pessoalmente na proposta que o Zeca apresentou ao grupo dos Antigos Alunos, sugerindo um apoio significativo para poder levar a obra artística do Colaço a Estrasburgo. Mas encontrarmos razões para quatro horas de conversa com gosto, com alegria, não é fácil. Vejam o que o Seminário fez a cada um de nós!...

Por detrás deste encontro extraordinário, existem muitas razões. Pudemos falar das vivências em comum, experiências ótimas, ou simplesmente boas e algumas desagradáveis. Pudemos ainda falar do presente de cada um, que a vida vai-nos obrigando a fazer mudanças. E ainda olhámos para o futuro, para os projetos de cada um. Sim, descobri no Zeca um homem de sonhos, pois «sem eles não se poderá entender a vida, a força da vida», escreveu neste sábado o nosso Cardeal Tolentino no Expresso. Homens de sonhos e homens de ação, digamos assim.

Curiosamente, as nossas esposas entenderam-se também perfeitamente, o que fez com que o carnaval se passasse com gosto portas adentro. 

O vídeo que aqui fica, com os altos e baixos de uma conversa, fala de tudo isto. E convida os colegas a escreverem para o livro sobre o Seminário de Alcains e a não faltarem no dia 16 de maio. A decisão é de cada um. Ninguém deve andar a reboque dos outros.

Obrigado, Zeca e Fernanda, por virem estar connosco. 

AH