Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

A serra de S. José

23.01.20 | asal

Com o intuito de ir apreciar um Concerto de Reis num dos últimos domingos, entrámos na Igreja de S. Mamede, ali perto do Largo do Rato. 

Pudemos cumprimentar vários amigos, alguns de longa data e que não víamos há muito. Apreciámos igualmente os dois coros musicais que nos deliciaram. Mas também pudemos olhar para aquela igreja na multidão de motivos que nos convidam a conciliar a nossa vida com tantos convites. 

S.Mamede3.jpg

Foi o teto, com uma pintura bem conservada a convidar para a adoração ao SS. Sacamento, foram os muitos azulejos a acompanhar cada quadro da Via Sacra (embora notasse alguma pobreza, pois quase todo o conjunto se repetia 14 vezes, sendo apenas diferente o pequeno quadro da Via Sacra que encima cada um dos conjuntos), foi ainda a beleza da capela-mor com belas e grossas colunas marmoreadas e uma pintura que não consegui identificar.

Foram ainda as imagens, mas houve uma especial: S. José, com o Menino ao colo e com o lírio da castidade, costuma ver-se por aí em muitas igrejas. Mas com uma serra de carpinteiro e ali bem pronunciada, não é costume. Mas é a imagem que ali se oferece aos fiéis. 

O trabalho é importante, o trabalho é digno, o trabalho glorifica o homem e santifica-o.

Para onde me deu hoje! Mas eu tive tempo de parar e pensar!...

AH

Vá lá, inscrevam-se para o Encontro do dia 1/02 em Alfragide. Não é trabalho. É encontro de amigos.