Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

A Senhora da Saúde em Sacavém

26.08.19 | asal

MARIA

João Antunes.jpg

MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE
-INVOCAÇÕES E VENERAÇÕES-

Nossa Senhora é invocada e venerada por inúmeros títulos. 
A tradição antiga, registada por Doutores da Igreja, diz que desde os primeiros séculos o povo cristão honra a Virgem Maria, onde o título mais antigo dado a Nossa Senhora é a “cheia de graça” seguindo-se outros como “a Virgem”, “Estrela do Mar”, “Mãe de Deus”, “Rainha do Céu” e “Santa Maria”.
Temos presenciado ao longo dos séculos muitas curas milagrosas que estão relacionadas com Nossa Senhora e apresentadas em imagens e pinturas. São relatadas imensas aparições de Nossa Senhora que trazem ao mundo mensagens e missões.
Quantas festas se fazem por todo o mundo sob a invocação a Nossa Senhora e no culto que lhe prestamos como Mãe de Deus e nossa mãe, nós cristãos, honrámo-la com um culto muito especial.
Refugiamo-nos na sua protecção, dirigimos para Ela as nossas orações, participamos nas festas litúrgicas em seu louvor, realizamos peregrinações, sozinhos ou em grupo, aos seus Santuários.
Exprimimos toda a nossa gratidão e amor de uma forma interior e exterior, pedimos-lhe protecção nos momentos de apuro e recorremos a Ela em busca de ajuda e orientação.

Senhora Saúde.jpg

Ela é modelo da vida cristã e estimula-nos a seguir Jesus Cristo.

E o nosso relacionamento com Nossa Senhora e pelo amor que lhe temos, a nossa devoção há-de ser sempre baseada na fé, excluindo todo o sentimento alienante, gratuito e desinteressado e não pela procura de benefícios mesquinhos e egoístas.
Sacavém tem perpetuado o culto a Nossa Senhora da Saúde, reconhecendo o fim da peste negra que tanto sofrimento e sacrifícios causou nestes lugares aqui próximos, na época de 1599.
Esta festa anual que culmina com a grande procissão que percorre as ruas de Sacavém em que o povo participa e assiste, não é mais do que um acto de acção de graças a Nossa Senhora da Saúde e à Glória de Deus Pai. 
Por isso, não deixe de participar nesta grande manifestação religiosa, venerando Nossa Senhora e demonstrando vitalidade da comunidade paroquial. 
João Antunes
2019-08-25

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.