Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

A praga dos incêndios

15.09.20 | asal

fogos9.jpg

Outra vez a praga dos incêndios na região mártir do interior, desta vez na mancha contínua que restava verde abrangendo partes dos concelhos de Proença, C. Branco e Oleiros (aqui desta vez com maior incidência).

O clima, as condições climatéricas destes dias são propícias, é verdade. Mas muito mais que o clima - toda a gente sabe que há décadas o clima vem piorando para a floresta - o que isto revela, o que esta razia mostra é a incúria, a incompetência, o abandono a que o poder central condenou parte do país.

Se quisessem resolver o problema já o tinham feito, o problema da floresta demora alguns anos a resolver e só com medidas sérias, só com investimento público (que não fosse apenas para a indústria do fogo) poderia haver uma gestão minimamente eficaz do coberto vegetal, limpeza e ordenamento da floresta.

Silvério1.jpg

Nada fizeram, aprovam medidas para o Diário da República, para a imprensa, para o mercado dos votos (é isso a única coisa que os preocupa). E o resultado é esta tristeza infinita que as lágrimas nao resolvem. Venham, venham dar abraços e beijos, que terão sempre alguns papalvos com quem o fazer.

Limpem-se a isto, isto é o vosso espelho! Parabéns, ditosa pátria que tais filhos tem!

Joaquim Silvério Mateus

3 comentários

Comentar post