A morte de um idoso
Desvalorização da morte de idosos é “bancarrota moral”, diz OMS
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, condenou esta segunda-feira, 31 de agosto, a desvalorização da morte de idosos por covid-19, qualificando-a como “uma bancarrota moral”.
“Não deveríamos permitir que a nossa sociedade se comportasse desta forma”, alertou o representante da OMS durante a videoconferência de imprensa transmitida a partir da sede da instituição, em Genebra (Suíça). “Toda a vida, seja jovem ou velha, é preciosa. E temos de fazer tudo para salvá-la”, sublinhou.
Também a Conferência Episcopal Espanhola denunciou o “abandono injusto” de milhares de idosos durante a pandemia “devido ao mero facto da sua idade”, noticiou o Religión Digital. Numa mensagem escrita a propósito do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, assinalado esta terça-feira, 1 de setembro, os bispos alertam para o facto de estarmos a viver uma profunda “crise dos cuidados”, que se reflete em particular no abandono das pessoas segundo uma “cultura do descarte”.
“Toda a vida, seja jovem ou velha, é preciosa. E temos de fazer tudo para salvá-la”, sublinhou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. Foto: ONU / Daniel Johnson.