Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

A minha escola primária

10.03.22 | asal
Ontem visitei a minha antiga escola primária, que já não existe. Fui lá com minha mãe para fazer 

JRN.jpganálises, que é uma das poucas funções que o local agora desempenha. Já lá não ia há uns anos e senti uma certa nostalgia. Não é aquela saudade de um sítio onde fomos muito felizes, mas apenas o reavivar de um tempo que nos marca até ao fim.

Transportamos a nossa escola primária para sempre no nosso coração.
Da antiga escola resta o espaço e a escadaria de granito por onde subiram pela primeira vez as batas brancas novinhas que vestiam de medo e descoberta o desabrochar de tantas vidas que ali ficaram gravadas. Lembro-me, como se fosse hoje, de tudo o que lá existia na altura e que foi destruído. Ou melhor, substituído, o que para o efeito, é a mesma coisa. Agora já só existe nas nossas memórias.
Já não existe aquele chão de sobrado, a secretária de madeira do professor, as carteiras com um tinteiro branco de porcelana, o alçapão, o vestíbulo, o alpendre circundado por muros de granito e coberto de um mini telhado que protegia a entrada. Já lá não está aquela baracinha pendurada no teto da sala, com um objeto na ponta, que eu nunca cheguei a saber o que era. A gaiatada, na altura, dizia que era a orelha de um aluno que o professor lhe tinha arrancado. Ora vejam bem! Que susto. Que medo. Claro que não podia ser, digo eu agora, passados tantos anos...mas sei lá...

José Raposo Nunes.jpeg

Do local desfruta-se de uma paisagem fantástica, com vista para o Moradal, a Gardunha e a Estrela. Só por isso, os alunos deviam sentir-se uns privilegiados, mas na verdade, ninguém queria saber de mais encantos que não fossem as brincadeiras dos intervalos e sem saberem que estavam a escrever páginas da história de cada um, para hoje recordar.
Do bom e do mau, que de tudo isso se fazem as memórias.
 
José Raposo Nunes

1 comentário

Comentar post