Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

A globalização do medo (4)

14.05.20 | asal
Caro Henriques
Não podemos calar o escândalo que se está a passar nos nossos Lares. Idosos esquecidos, a clamarem por Justiça e carinho. Funcionários sem testes nem formação que os ajude a encarar o tratamento desta pandemia. Famílias que não contactam há vários meses com os seus familiares. Um oceano de tristeza e mágoa que varre o nosso país, tão ordeiro e submisso.
Esquecer quem tanto labutou na Vida...é escândalo a reparar. Os utentes dos lares merecem mais.
Num abraço amigo, extensivo a todos os nossos companheiros de jornada e de ideal.
PS... Continuamos à espera de mais testemunhos, relativos às vivências no seminário de Alcains. Para já, temos dúzia e meia.
Florentino Beirão

Florentino2.jpg

 

Os Lares no fio da navalha

 

Por más razões, os lares saltaram para as primeiras páginas da comunicação social. Ao longo das últimas semanas, os mortos nestas instituições, legais e ilegais, motivados pela pandemia do covid-19, atingiram cerca de 50% do número total das vítimas mortais. Trata-se de um elevado número de cidadãos que permaneceram muito esquecidos dos poderes públicos, na fase mais aguda desta devastadora pandemia. A população mais idosa, a mais vulnerável à contaminação pelo vírus.

Demasiado tempo, foram ficando na penumbra as 5.680 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), os 340.000 trabalhadores que delas cuidam, bem como os seus 800.000 utentes, incluindo as 380 Misericórdias, associadas na União das Misericórdias. Não incluindo neste número os milhares de lares clandestinos, difíceis de contabilizar, devido à sua situação de ilegalidade. O seu número poderá oscilar entre 3.500 e 3.800, ocupados por cerca de 35.000 idosos. Será que os lares clandestinos conseguem superar o número dos legais? Por onde anda a fiscalização da Segurança Social? Dá que pensar…

Seja como for, o certo é que nesta esquecida população idosa não se fizeram, em devido tempo, os testes do vírus, como era aconselhável, por se tratar de um grupo de alto risco, e portanto muito sensível aos efeitos nefastos desta mortífera pandemia. Foram-se deixando passar os dias, até que o escândalo acabou por rebentar nos noticiários, ao constatar-se os numerosos infetados e mortes destas instituições.

Deste modo, se foram esquecendo os idosos, cidadãos de pleno direito, dos quais, não se cuidou como devia, nomeadamente pelas autoridades da Direção Geral de Saúde (DGS) e do Ministério da Saúde (MS). Porque, como é sabido, uma sociedade que não cuida dos seus idosos está doente. Pois que a eles devemos tudo o que somos e temos. Esta grave omissão, acabou por gerar, numa grande parte dos utentes dos lares e famílias, profundo sentimento de abandono que não mereciam. Sabendo – se da grande probabilidade das pessoas idosas serem as mais afetadas por este vírus, os responsáveis pela prevenção e tratamento adequado a esta população tornaram-se supostamente, os mais culpados pela perda de numerosas vidas, se para elas, se tivesse olhado atempadamente.

A este propósito se referiu recentemente o padre Lino Maia, que preside à Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social (CNIS): “ o Estado fiscaliza muito mais do que acompanha os lares”, onde se encontram idosos em final de vida, por vezes muito penosa, para sustentarem as suas famílias e darem aos seus filhos um futuro mais risonho do que foi o seu. Deste modo, acusa este dirigente que “o Ministério da Saúde, ao longo desta pandemia, não deu indicações atempadas aos lares. E mesmo as que vieram a ser dadas, nem sempre foram a tempo e nem sempre coincidentes. Deste modo, os idosos destas instituições não foram devidamente assistidos (…) ficando assim para trás nos cuidados que lhes deviam ter sido prestados, nomeadamente, nestes tempos pandémicos. E, indignado remata: “por vezes, parece transparecer uma certa estigmatização dos mais velhos, acompanhada por algum desprezo. E os lares e as instituições de solidariedade que emanam da solidariedade e da capacidade organizativa e mobilizadora da sociedade, não são respeitados pela Saúde como deveriam ser”.

Pelo contrário, a sociedade civil, ao longo destes meses de confinamento, tem demonstrado uma enorme solidariedade para com os mais necessitados da sociedade, procurando não deixar ninguém para trás.

Acrescente-se em abono da verdade, que ultimamente, tanto o governo como os municípios e juntas de freguesia, se têm empenhado mais no cuidado às instituições de solidariedade social, disponibilizando mais e melhores cuidados de Saúde.

Nesta linha, nas últimas semanas felizmente, está-se a cumprir o prometido pelo Governo, encontrando-se os lares de um modo geral acompanhados por médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde, em articulação com os hospitais. Acresce ainda a competente formação que está a ser ministrada aos trabalhadores dos lares, pelo Ministério da Saúde.

A partir de agora é legítima a pergunta. O que irá acontecer a nível de fiscalização dos lares ilegais a trabalharem, muitas vezes, em condições tão deploráveis?

Pelo que temos constatado, esta epidemia foi revelando que infelizmente, a assistência a muitos dos idosos se encontra no fio da navalha, sem uma adequada assistência. Urge pois inverter esta deplorável situação, na esperança de melhores dias. Cuidemo-nos.

florentinobeirao@hotmail.com

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.