Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

A CAMINHO DE ESTRASBOURG

10.03.22 | asal
CINQUENTA ANOS A FAZER P.ARTE

Estrarb.jpg

 
Ficaram esta tarde fechadas as principais coordenadas que nos levarão até ao Pavillon Josephine (mandado construir pela Imperatriz Josephine, esposa de Napoleão), em Estrasbourg, de 4 a 5 de Junho, com uma versão reduzida da Exposição CINQUENTA ANOS A FAZER P.ARTE, que encerra aqui a itinerância iniciada em Lisboa, em Abril de 2019.
Adiada há dois anos, devido à pandemia que a todos tolheu os passos, tal iniciativa deve-se à persistência do meu querido amigo Zeca, José De Jesus André, da Associação Cultural Portuguesa de Estrasburgo. O Zeca, aliás, seria das primeiras vítimas do Covid. Pregou-nos um susto. Salvou-se.
Quase não acredito ainda que, desta vez, o tirano Putin não nos saia ao caminho em modo de tresloucado botão vermelho (credo!)...
Retomando a notícia, à falta de tempo para pintar um Peugeot, como aquele que os primeiros emigrantes portugueses adquiriam com as suas primeiras economias por terras de França, decidimos, hoje, por divina inspiração do Zequinha, eleger a MALA DE CARTÃO como objecto icónico desses tempos em que os portugueses partiam "para a França" à procura de melhores dias.
Aqui fica uma primeira encenação do Catálogo /Cartaz com a imagem da Catedral de Estrasburgo por pano de fundo.
Voltarei para mais notícias. Seguem imagens dos primeiros contactos em Mação, por ocasião da visita do Zeca.
 
António Colaço