Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

SABE A FÉRIAS

Notícias do Bahrain

Enquanto outros colegas e amigos não nos enviam as suas experiências, aqui deixo algumas fotos da nossa passagem pelo Bahrain, o que para muitos é uma viagem rara e mesmo difícil.

Para nós, que por razões familiares tivemos acesso a estas diferentes culturas, tem sido muito enriquecedor o contacto com as civilizações do Médio Oriente. Desta vez, trago para aqui algumas fotos, cujo único critério de selecção é a referência às transformações que se vão operando:

1 – Arquitectura: assistimos no Bahrain a um desenvolvimento urbanístico invulgar, com locais onde vale a pena parar a olhar para as maravilhas de certos espaços. Depois do almoço, até encontrámos os leões do meu Sporting!...



 

2 – Defesa da história: ao contrário do que vemos, por exemplo na Arábia Saudita, o Bahrain está a recuperar os vestígios do passado. Nomeadamente, assiste-se à recuperação de um forte muito importante no passado e onde, para nosso agrado intrínseco, vemos o nome de Inofre de Carvalho como engenheiro português citado como responsável da sua reconstrução no séc. XVI. Este forte está a ser preparado para entrar na lista dos monumentos do património mundial. A última foto é cópia de um livro antigo, onde se alude a um almoço dos portugueses na água de um modo naif.

 

3 – Culturalmente, também assistimos a novidades consideráveis, desde a presença da nossa fadista Mariza no novo e elegante teatro local, até a um museu cheio de interesse e com uma novíssima exposição de arte que não fica atrás do que por aqui se vê.

 

Obrigado por olhar para as nossas fotos.

António Henriques