Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS DO ANO DE 2016

24.04.17 | asal

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DOS SEMINÁRIOS DA DIOCESE DE

PORTALEGRE E CASTELO BRANCO

COMISSÃO ANTIGOS ALUNOS SPCB

      (comasalpcb@gmail.com)

       (asal.mail@sapo.pt)

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS DO ANO DE 2016

 

  

I – INTRODUÇÃO

 

1 – Nos termos do artigo 8.º, n.º 3, alínea c) dos Princípios Programáticos Estatutários, adiante designados por “Estatutos”, da Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, compete à Assembleia Geral “apreciar e votar os Relatórios de Atividades e Contas”, cuja elaboração está cometida à sua Comissão Administrativa, nos termos do seu artigo 9.º, n.º 3, alínea f), com referência a 31 de dezembro de cada ano.

 

2 – Assim, a Comissão Administrativa elaborou o presente Relatório de Atividades e Contas, reportado a 31 de dezembro de 2016, que submete à apreciação e votação da Assembleia Geral da Associação, realizada no Encontro de 20 de maio de 2017, em Marvão.

 

II – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2016.

 

1 – A Comissão Administrativa, eleita por unanimidade na Assembleia Geral realizada em 16 de maio de 2015, no encontro de Abrantes, tinha aprovado, em 14 de dezembro de 2015, o programa de ação para o triénio 2015–2018, correspondente ao seu mandato, tendo deliberado a realização de dois grandes encontros anuais, sendo um em Linda-a-Pastora, no último sábado de janeiro, na linha dos tradicionais encontros da Buraca, organizados há várias décadas, e o outro na diocese, no terceiro sábado de maio, como também já é tradicional desde 2010, para além do habitual magusto do S. Martinho, em Lisboa, em 11 de novembro ou data próxima posterior, independentemente de outras iniciativas culturais ou recreativas que se conseguissem agendar.

 

2 – No ano de 2016, foram promovidas as seguintes atividades:

 

  1. a) Um primeiro Encontro, a 30 de janeiro de 2016, em Linda-a-Pastora, na Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, com o seguinte Programa:

 

11H00 – Receção e convívio nos jardins do Convento.

12H30 – Missa, na Capela do Convento, celebrada pelo Rev.º Padre Lúcio – contemporâneo de alguns antigos alunos.

13H30 - Almoço, confecionado pelas Irmãs.

15H00 – Sessão no Auditório com uma conferência/debate sobre um tema específico; b) – informação e análise dos trabalhos preparatórios para o encontro de Maio, em Castelo Branco; c) – exame das iniciativas existentes ou a propor; d) – rubrica “NÓS AGORA”, em que um ex-aluno deu a conhecer a sua atividade no domínio da literatura; e) – 15 minutos para apresentação de sugestões por parte dos associados.

17h30 – Café e bolos, no bar.

18H00 – Encerramento.

 

(1) - Celebrou a missa, o Cónego Lúcio que fez questão de dizer que é um de nós, e que, entre outros “recados”, nos lembrou a necessidade de vivermos a vida no nosso quotidiano como indivíduos responsáveis, embora integrados socialmente, em todas as vertentes que essa vivência comporta.

 Os cânticos estiveram a cargo dos solistas dos antigos alunos acompanhados pela música do organista de serviço, António Colaço.

 

(2) - Após o almoço, teve lugar a sessão de trabalhos, onde o Antunes Dias falou de ambiente numa eloquente dissertação com projeção de dados gráficos e estatísticos, alertando os presentes para os perigos de maltratarmos este nosso martirizado planeta.

 

(3) - Seguidamente, o Joaquim Mendeiros deu conta das diligências que estavam a ser feitas para o encontro de Castelo Branco, pelos membros da Comissão, Florentino Beirão, Eusébio Silva e João Oliveira Lopes e dos contactos efetuados com o Presidente da Câmara e com as unidades hoteleiras locais, e informou que estavam identificados os professores a homenagear na brochura cuja capa já estava ilustrada pelo João Lucas.

Na rubrica “NÓS, AGORA”, o Joaquim Nogueira fez a apresentação do livro de memórias que lançou em 2015, com o título“Memórias de um Beirão da Zona do Pinhal”, contando alguns episódios ali retratados, e, no período livre, destinado aos associados, usaram da palavra o Cónego Lúcio que nos trouxe a informação do lançamento de um livro, pelo Florentino Beirão, sobre o Padre Afonso que foi pároco em Alcains; o Ernesto Jana que nos lembrou, com realce e reconhecimento, pedaços do percurso de vida do Cónego Lúcio, do D. Marcelino (já falecido) e do Padre Joaquim Milheiro; o Alberto Duque que dedicou aos presentes e ao Cónego Lúcio, dois pequenos mas sentidos poemas; e o João Correia Neves que lembrou um episódio ilustrativo do espírito de bem servir do Padre Domingos (também já falecido).

A reportagem fotográfica esteve a cargo do Zé Ventura e do António Eduardo, e o vídeo para a ANIMUS60 foi, como habitualmente, da autoria do António Colaço.

 

  1. b) Um segundo Encontro, a 21 de maio de 2016, em Castelo Branco, no Hotel Colina do Castelo, com o seguinte Programa:

 

1.º - Concentração: 10H30

Receção, Inscrições, aperitivos e convívio.

Local da receção: Instalações da igreja do Valongo, na Rua Cónego Anacleto Pires da Silva Martins (entrada sul da cidade).

Oferta por cada inscrição (individual ou casal): Tisanas do João Chambel.

Oferta a cada senhora: Um saquinho de linho de cheiro.

Cumprimentos de boas – vindas, pelo Presidente da Comissão João Heitor.

Poema “Lindo Sonho” do Pe Horácio, lido por João Lopes.

Poema “É Tempo” de Martins Poças, lido por Joaquim Mendeiros.

Poema de António Lopes, lido pelo próprio autor.

 

2.º. – Missa: 12H30

Eucaristia na Igreja do Valongo presidida pelo Senhor Bispo e concelebrada por todos os sacerdotes presentes.

 

3.º. –Almoço: 13H30. –

Local: Hotel Colina do Castelo.

Hino à Alegria – Vídeo – Entrada para a sala de refeição.

Leitura do Prólogo e do Epílogo do livro “Há vida na Charneca” do Pe Horácio, por João Lopes.

 

4.º. –Assembleia Geral e Passeio Turístico: 15H00 

Passeio ao Centro Histórico da Cidade, para os acompanhantes.

Reunião com nomeação dos membros da Mesa – presidente, secretário e relator-, e a seguinte Ordem de Trabalhos:

 

Ponto 1 – Apreciação e votação do Relatório de Atividades e Contas do ano de 2015;

Ponto 2 – Rubrica “NÓS, AGORA” – Pintura (Francisco Amaro), Medicina (António Lopes), Direito (Manteigas Martins) e Literatura (João Oliveira Lopes).

Ponto 3 – Rubrica “OLÁ, PROFESSORES”; Leitura do Texto (António Henriques) - Leitura de Poemas por João Lopes, Joaquim Mendeiros, António Lopes e Francisco Amaro

Ponto 4 – Período depois da Ordem de Trabalhos – Diversos;

Ponto 5 – Encerramento da reunião com informação/proposta do local do encontro de 2017.

 

5.º - Chá, café e bolos, no bar do hotel.

 

(1) - A Comissão concebeu e executou, em cooperação com muitos outros associados, o programa do Encontro, no cumprimento das diretivas estatutárias que lhe servem de orientação, como emanação da vontade da Assembleia Geral, e sempre com o propósito e a esperança de conseguir mais e melhores resultados, quer em número de participantes, quer em número de colaboradores.

 

(2) - Assim, no ato de inscrição na Igreja do Valongo, para além dos habituais aperitivos, foi ofertado aos participantes uma embalagem de tisanas do João Chambel e um saquinho de linho de aromas perfumados, imaginado e criado pela Comissão como expressão do reconhecimento às nossas mulheres pela sua companhia, a que se seguiram as boas – vindas aos presentes, pelo Presidente, João Heitor, a saudação aos que não puderam comparecer, por doença, através de um poema do Pe Horácio, lido pelo João Lopes; a lembrança dos que faleceram, pela leitura de um poema do Poças Martins; pelo Joaquim Mendeiros, e a saudação aos que não vieram, independentemente das razões, por meio de um poema do António Lopes, dito por ele próprio, para além de um agradecimento especial a D. Antonino, bispo da diocese, pela sua presença e apoio.

 

(3) - D. Antonino presidiu à celebração eucarística, concelebrando com vários sacerdotes, antigos alunos (Padres José da Costa, Lúcio Nunes, António Assunção, Ilídio Mendonça, Eusébio Silva e Manuel Mendonça), e centrou a homilia na amizade, como “pedra de toque” que deve presidir e alimentar a nossa convivência, tendo os cânticos ficado a cargo do João Ribeiro Mendonça com o seu grupo coral a que se juntou o grupo de solistas dos antigos alunos enquadrados pelo Manuel Pires Antunes, como é tradicional e a estreia do Pe Escarameia, como organista.

 

(4) - O almoço decorreu no hotel Colina do Castelo, com entrada na sala ao som do Hino à Alegria a que se seguiu a leitura do prólogo e do epílogo do livro “Há vida na Charneca” do Pe Horácio, pelo João Lopes, à semelhança da prática seguida no nosso tempo de juventude.

 

(5) - A Assembleia Geral teve lugar imediatamente após o almoço e contou com a assistência de algumas das nossas mulheres que acompanharam a sessão, o que é inédito, enquanto outras visitaram o Centro Histórico da Cidade, próximo do hotel, guiadas pelo João Ribeiro.

 

(6) - Também, pela primeira vez, se assistiu à composição da Mesa da Assembleia, autónoma da Comissão, constituída por um presidente (António Rodrigues Lopes), coadjuvado por um secretário (Manuel Pereira) e pelo relator (Alexandre Nunes), iniciando-se a sessão com a apresentação e aprovação do Relatório de Atividades e Contas do ano de 2015 e continuando com os demais pontos da Ordem de Trabalhos.

(7) - Na rubrica “Nós, Agora”: o Francisco Amaro fez uma breve exposição sobre a sua atividade de pintura, mostrou um dos seus quadros e informou que também se tem dedicado à agricultura e à prática de “caminhadas”; o António Lopes explicou alguns conceitos básicos da medicina chinesa, a que se vem dedicando desde há vários anos, fazendo uma demonstração ilustrada, por computador, através da projeção gráfica dos seus princípios essenciais; o Manteigas Martins fez uma síntese das questões que, em seu entender, se colocam, atualmente, no campo do direito relativas ao imobiliário, ao alojamento local e ao arrendamento, matérias a que se vem dedicando através de conferências por todo o país e da publicação de livros temáticos e o João Oliveira Lopes recordou o mais recente livro do Florentino Beirão “ A Festa das Papas de Alcains”, como uma das obras marcantes da sua ação no domínio da história local.

 

A este propósito, tanto o Florentino com este livro, como o Manteigas Martins com um dos seus livros sobre o arrendamento e o Joaquim Nogueira, com um livro de memórias, colocaram alguns exemplares à disposição dos participantes, revertendo os proveitos (resultantes dos pagamentos/donativos segundo o critério de quem os adquiriu), para o Fundo de Solidariedade da Associação.

 

(8) - Na rubrica “Olá, Professores”, foi feita a apresentação de uma brochura titulada “Olá, Professores - I” como expressão do reconhecimento e homenagem dos antigos alunos aos seguintes professores: António Horácio Alves Nogueira, José Geraldes Freire, António Martins Cardoso, Joaquim Milheiro Valente, Manuel Nunes Cardiga, Alberto da Silva Jorge, Libânio Domingos Martins, Lúcio Alves Nunes, Leonel Cardoso Martins, Adelino Américo Lourenço, João Oliveira Lopes e Assis Ribeiro Cardoso), com capa lustrada pelo João Lucas e textos do António Henriques, do Silva Amaro e do Joaquim Mendeiros, lidos pelos seus autores, e ainda pelo João Oliveira Lopes e pelo António Rodrigues Lopes.

 

(9) - No período “Depois da Ordem dos Trabalhos”, usaram da palavra o Pe Manuel Mendonça lembrando os 44 anos da sua ordenação sacerdotal nesse mesmo dia, o Pe Lúcio Nunes e o Leonel Martins referindo com muito agrado a homenagem prestada aos professores, e expressaram-se através de manifestações de apreço relativamente à escolha de Marvão para local do Encontro de 2017, em 20 de maio, nos termos, entretanto, propostos pela Comissão e que teve a aprovação unânime da Assembleia, o Mário Pissarra, o Francisco Cristóvão e o Manuel Bugalho.

A sessão terminou com os presentes a entoar e solfejar o emblemático tema do nosso tempo de aprendizagem musical “sol, sol, mi, mi, fá, fá, ré…” .

 

Fizeram a reportagem fotográfica, o Zé Ventura e o António Eduardo.

 

  1. c) Um terceiro Encontro, a 12 de novembro de 2016, nas imediações do Santuário de Nossa Senhora da Rocha, em Carnaxide (S. Martinho)

 

(1) - A Comissão Administrativa promoveu um terceiro Encontro dos associados e amigos, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Rocha, em Carnaxide, para comemorar o S. Martinho, como também sempre foi tradição dos antigos alunos.

 

(2) - O almoço foi antecedido das habituais entradas, teve como pratos principais feijoada e bacalhau com natas, acompanhados de vinhos, águas e sumos, a que se seguiram os doces, café, aguardentes e whiskys, ofertados pelos participantes, e as inevitáveis castanhas assadas e água-pé.

 

(3) - O convívio decorreu animado e festivo, os participantes foram extraordinariamente bem recebidos pelo nosso anfitrião, Pe João Chaves, a quem dirigimos um agradecimento especial pela receção, pela companhia, e pelo convite que nos fez para o futuro, bem como a D. Augusta, encarregada do apoio logístico.

 

(4) - Merecem ainda especial destaque o Pe Eusébio Silva que se deslocou de Alcains para estar connosco e nos descrever um pouco da sua vivência nos Estados Unidos, como sacerdote, e todos aqueles que disseram presente, partilhando a amizade de sempre, bem como todos aqueles que não puderam comparecer mas que nos mandaram mensagens de felicitações, irmanados no mesmo espírito de amizade e solidariedade.

 

 

III – RELAÇÕES COM UNIÕES/FEDERAÇÕES.

 

1 – Considerando o disposto no n.º 3 do artigo 1.º dos “Estatutos” segundo o qual, a Associação, sem prejuízo da sua autonomia, mantém uma relação privilegiada com associações de idêntica natureza, podendo fazer parte, formal ou informalmente, das respetivas uniões ou federações, a Comissão Administrativa havia comunicado, em junho de 2015, a sua formação e constituição à União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP), não tendo tomado mais qualquer iniciativa, análise ou deliberação, no ano de 2015, sobre os termos e condições em que poderia, eventualmente, vir a relacionar-se com a UASP.

 

2 - No ano de 2016, a Comissão não avançou com quaisquer iniciativas junto da UASP, nem de qualquer outra União ou Federação de antigos alunos dos seminários, focando-se, essencialmente, na sua organização e representatividade internas, através da promoção das suas atividades com vista a um eventual aumento de adesões de novos membros.

 

3 - Só com um número significativo de membros, a Comissão apreciará a possibilidade de vir a propor à Assembleia Geral uma eventual adesão àquelas estruturas associativas e os termos em que o seu relacionamento, formal ou informal, se deverá processar.

 

IV – ASSOCIADOS.

 

1 - Em 31 de dezembro de 2016, estavam 60 (sessenta) antigos alunos inscritos como associados, sensivelmente metade (ou um terço) do número global dos que habitualmente frequentam os nossos Encontros, o que significa que nem todos os antigos alunos manifestaram, até agora, vontade ou desejo de aderir ao associativismo, nos termos dos “Estatutos” da Associação, apesar de grande difusão das formas de adesão, quer através de Blogues, quer através do Facebook, quer através da distribuição de fichas de inscrição em todos os Encontros.

 

2 - Ora, pese embora a ausência de quotização obrigatória (sendo meramente facultativa e de apenas 1,00 €/mensal), a verdade é que há ainda um grande número de antigos alunos dos seminários da diocese que não aderiu ao movimento associativo, sejam quais forem as razões que cada um terá.

 

3 - A Comissão considera que, tratando-se de matéria reservada e do foro pessoal, não lhe cabe fazer juízos conclusivos de qualquer espécie, a esse propósito, expressando, no entanto, o desejo de que, pelo menos, aqueles que por inércia ainda não se inscreveram como associados o façam logo que tiverem oportunidade.

 

V – OS NOSSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

 

1 - Em junho de 2016, a Comissão viu-se confrontada com a decisão do António Colaço de pôr termo ao seu blogue ANIMUS60, no final daquele mês (e que mantinha ativo desde 2009), o qual sempre havia sido considerado como ponto privilegiado de encontro dos antigos alunos e de transmissão preferencial de notícias e comunicados, sem prejuízo de outras redes sociais de difusão.

 

2 - Reconhecendo a importância de um Blogue de idêntica natureza que permitisse a continuidade do excelente trabalho da ANIMUS60, a Comissão avançou para a criação do Blogue “ANIMUS SEMPER”, cuja implementação foi possível logo em julho de 2016, com a ajuda e colaboração do António Colaço e tendo o António Henriques como editor e coordenador.

 

3 - De igual modo, a Comissão sentiu a necessidade incontornável de criar uma “Página” própria no Facebook de difusão mais célere de notícias, que denominou de “ANIMUS SEMPER ANTIGOS ALUNOS”, e que veio a concretizar no princípio de setembro de 2016.

 

Os endereços eletrónicos da Comissão são os seguintes: asal.mail@sapo.pt e comasalpcb@gmail.com)

 

4 - Para além do Blogue e da Página do Facebook, a Comissão continuou, no ano de 2016, a comunicar com os antigos alunos através de e-mail e de Circulares, em papel, entregues pessoalmente ou enviados pelos CTT, num universo que ronda um número global muito próximo dos 200 elementos contactados.

 

VI – FUNDO DE SOLIDARIEDADE

 

1 - Na sua reunião de 14 de dezembro de 2015, a comissão deliberou instituir um “Fundo de Solidariedade” para poder corresponder, na medida das possibilidades, a eventuais apelos de auxílio de associados, em casos de urgência ou de necessidade comprovada e fazer face às despesas gerais da Associação.

 

O “Fundo de Solidariedade” é provido pelas quotas dos associados, saldos das contas do Encontros e donativos consignados ao Fundo ou postos à disposição da Comissão.

2 - Em 31 de dezembro de 2016, o “Fundo de Solidariedade” apresenta um saldo positivo de 461,40 €, constituído pelas seguintes verbas:

 

- Saldo negativo transitado do ano de 2015 – Encontro na Casa Comarca Sertã:    -30,00 €

- Encontro de 30JAN2016 – Linda-a-Pastora                                                          +90,00 €

- Encontro de 21MAI2016 – Castelo Branco                                                          + 33,40 €

- Encontro de 12NOV2016 – Senhora da Rocha                                                    +45,00 €

-Quotização do ano de 2016                                                                                  +568,00 €

- Flores/funerais (Pe Brás Jorge, António Jana, Pe Henrique, Pe Lobato, Pe Libânio) - 245,00€

    SALDO POSITIVO em 31.01.2016 :                           + 461,40 €

 

VII – CONTAS DO EXERCÍCIO DO ANO DE 2016

 

1 – Considerando que as fichas de inscrição de associado foram aprovadas em dezembro de 2015, e a Comissão só veio a disponibilizar, posteriormente, uma conta bancária para as transferências e depósitos de valores resultantes de quotas ou outras eventuais receitas, apenas desde o ano de 2016 há valores em caixa.

 

2 – Os únicos movimentos, em dinheiro, no ano de 2015, resultaram das receitas e despesas que tiveram lugar no almoço-convívio pelo S. Martinho, realizado na Casa da Comarca da Sertã, nesse ano, pela forma constante do Relatório de Atividades e Contas reportado a 31 de dezembro de 2015, tendo-se verificado um saldo negativo de 30,00 €, que transitou para as contas deste ano de 2016:

 

3 – Os movimentos de receitas e despesas do ano de 2016 foram os seguintes:

 

  1. a) Encontro de 30 de janeiro de 2016, em Linda-a-Pastora

Receita             Inscrições             52 X 15,00 € + 5,00 €                     785,00 €

Despesa           Almoço                                              550,00 €

                        Aluguer salão                                       60,00 €

                        Gratificação                                         30,00 €

                        Diversos (Circulares e CTT)                55,00 €             

                                                                                 Total                       695,00 €

                                                                                 Saldo Positivo      + 90,00 €            

 

  1. b)  Encontro de 21 de maio de 2016, em Castelo Branco

Receita                    Inscrições                  109 X 25,00 €                   2.725,00 €

                                Tisanas (%)                                                              31,45 €

                                                                                   Total                2.756,45 €

Despesa                         Almoço                               1.907,50 €

                                       Gratificação                               2,50 €

                                       Aperitivos/Receção               240,00 €

Brochura “Olá Professores - I”e Saquetas                   400,00 €

                                       Diversos (Circulares, CTT)    58,50 €

                                        Tisanas                                 114,55 €

                                                                             Total                      2.723,05 €

                                                                      Saldo Positivo                + 33,40 €

NOTA:- Donativo à Diocese (do Ofertório na Missa)       1.037,50 €

 

  1. c)   Encontro de 12 de novembro de 2016, nas imediações do Santuário de Nossa Senhora da Rocha, em Carnaxide ( S. Martinho)

 

 

Receita            44 X 12,00 €       528,00 € + 7,00 €                                     535, 00 €

                        Consumíveis não utilizados                                                    45, 00

                                                                                               Total         =   .580, 00 €

 

Despesa                   Almoço                                     220, 00 €

                                 CTT – Envio de Circulares        15, 69 €

                                Donativo/Instalações                  70, 00 €

                               Consumíveis                              229, 31 €                          

        Total                   535,00 €

 

Saldo Positivo           + 45, 00€

 

  1. d) Despesas com funerais (flores) no ano de 2016                           - 245,00 €

 

 

  1. e) Quotização recebida no ano de 2016:                                              + 568,00€

 

 

(A Comissão Administrativa da Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, em 31 de dezembro de 2016)

 

O Presidente:

O Vice-presidente:

Os Vogais: