Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

PARABÉNS, SR. BISPO

 O aniversariante de hoje é o Sr. D. Antonino Dias!

Portalegre 19-05-2012 058.jpg

 

Por isso, é justo que, além de dar os nossos parabéns e desejarmos ao Sr. Bispo muitos anos de vida, saúde e felicidade no cumprimento da sua missão, nos detenhamos um pouco neste amigo que nos acompanha desde a primeira hora e compartilha connosco algum do seu tempo e da sua atenção.

 

Trazemos para o nosso blogue informação sobre a sua biografia, que coligimos sobretudo na Wikipedia:

 

Antonino Eugénio Fernandes Dias nasceu em Longos Vales, Monção, em 15 de Dezembro de 1948.

Após os estudos de teologia, foi ordenado presbítero em 13 de Junho de 1974 para a Arquidiocese de Braga pelo arcebispo D. Francisco Maria da Silva. Já incardinado na Diocese de Viana do Castelo, foi nomeado Capelão de Sua Santidade com o título de Monsenhor, por João Paulo II. Licenciou-se em Teologia em 1991 pela Universidade Católica Portuguesa.

Em 10 de Novembro de 2000, foi nomeado bispo titular de Tamata e auxiliar de Braga  por João Paulo II. A ordenação episcopal decorreu em 21 de Janeiro de 2001 na igreja de São Domingos, em Monserrate, Viana do Castelo e teve como ordenante principal, o bispo D. José Augusto Pedreira, e como co-ordenantes, o arcebispo D. Jorge Ortiga e D. Armindo Lopes Coelho. Foi apresentado em Braga, na Sé Catedral, em 18 de Fevereiro de 2001 e foi nomeado Vigário Geral da Arquidiocese e Moderador da Cúria em 22 de Março. Antes da ordenação episcopal o ter transferido para Braga, desempenhou funções de jornalista, durante três anos, no "Diário do Minho", de pároco, professor de religião e moral e reitor do seminário de Viana do Castelo.

Em 8 de Setembro de 2008, foi nomeado bispo de Portalegre e Castelo Branco pelo Papa Bento XVI. Tomou posse em 7 de Outubro e fez a sua entrada solene na diocese em 12 de Outubro de 2008.

 

D. ANTONINO CONNOSCO: