Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

PALAVRAS DO MENDEIROS

1.º ANIVERSÁRIO DO NOSSO BLOGUE “ ANIMUS SEMPER” - 5JUL2017

Mendeiros1.jpg

 

GRATIDÃO – I

No 1.º Aniversário do nosso Blogue “ ANIMUS SEMPER “, é com imenso gosto que dou público testemunho sobre este valioso meio de comunicação entre os antigos alunos dos seminários da diocese de Portalegre e Castelo Branco, começando… pelo princípio.

 

Começar pelo princípio significa, neste caso, começar pelo fim do Blogue “ANIMUS60” criado e dinamizado pelo António Colaço, ao longo de vários anos, e que ele, num belo sonho de grande entusiamo e boa vontade, idealizou como o ponto de encontro, por excelência, deste conjunto de amigos que ao longo do tempo se poderia consolidar como um enorme movimento de amizade intergeracional forte.

 

O sonho chegou a concretizar-se, mas, apenas, “ao de leve”, e sempre em fase embrionária, porque o movimento nunca conseguiu avançar para uma fórmula mais consistente, por razões diversas e de vária índole que, no seu constructo, se configuram como os genes da sua própria impossibilidade.

 

O nosso grupo de antigos alunos enferma das vicissitudes típicas da dispersão geográfica que nem a internet consegue suprir e de uma atávica ideia de há muito generalizada que faz muitos de nós reféns de conceitos e preconceitos que aqui não vou escalpelizar, agora, porque todos os conhecem muito bem.

 

Porém, o António Colaço tentou, à sua maneira, bater-se por essa ideia, até ao dia em que, desiludido, se remeteu ao silêncio, num período sabático que, espero, venha a ser curto, depois de expurgados os germes do seu desapontamento que, também espero, não levará muito tempo.

 

Como aqui escrevi, há pouco mais de um ano, o entusiasmo, a alegria, a elevação e o respeito que ele nunca deixou que faltasse na ANIMUS60 são referências, entre muitas outras, que não esqueceremos.

Por tudo isso, a nossa GRATIDÃO!

Como dizia um amigo meu no facebbok, há algum tempo, “a gratidão é memória do coração” e é assim que lhe agradeço, mais uma vez, neste momento em que comemoramos o 1.º Aniversário do Blogue “ANIMUS SEMPER “ que ajudou a criar, dando testemunho de que não está esquecido. Apenas respeitamos o seu silêncio…

 

GRATIDÃO - II 

Felizmente, nem tudo se perde, quando alguma coisa acaba. Temos a sorte de estar constituída uma Comissão Administrativa de que faço parte com toda a honra e entusiasmo de que sou capaz, que agarrou na bandeira transmitida pelo António Colaço, e temos a felicidade de ter connosco o António Henriques que se disponibilizou, com a grandeza da sua alma, para conduzir este barco a bom porto, o que faz há um ano, de uma forma, absolutamente, inexcedível!

 

Conheço o seu trabalho, estou a par das suas diversas atividades, conheço as preocupações de sempre levar a todos a notícia, em cima da hora, mesmo em férias e sem condições de transmissão operativa, os cuidados que põe na composição estética dos textos, a pesquisa de elementos que ajudem a mostrar e identificar os intervenientes, a alegria com que toma conhecimento de crónicas e comentários, o entusiasmo com que nos entusiasma, nos chama a participar e nos faz conviver com a sua própria vivência dos acontecimentos.

 

Vejo-lhe um brilho de felicidade nos olhos quando nos encontramos e ele lembra os números das suas estatísticas, como nos agradecendo a nós o que nós lhe deveríamos agradecer, a ele…

 

Por isso, e por tudo isso, a nossa GRATIDÃO!

E como “a gratidão é memória do coração”, é com uma enorme satisfação que aqui deixo memorizado que o nosso blogue “ANIMUS SEMPER” ficará a constituir a marca mais emblemática do mandato da nossa Comissão no triénio 2015/2018, neste 1.º Aniversário de 5 de julho de 2017.

 

Meu caro António Henriques, quero reiterar-te o que sempre te disse: estarei contigo na linha da frente, na Comissão ou fora dela, na defesa dos princípios da amizade, da solidariedade e do respeito que também nunca deixarás que aqui falte, com a certeza de que só respeitando-nos uns aos outros, imperativamente, seremos capazes de conviver como membros da nossa Associação.

 

PARABÉNS, ANIMUS SEMPER!

ABRAÇO - TE !

 

Em 05 de julho de 2017

Joaquim Mendeiros               

1 comentário

Comentar post