Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

IN ILLO TEMPORE

Aconteceu…In illo tempore (1948)

 

Mais uma vez, o Fernando Leitão está presente com as suas memórias a animar o nosso blogue. Começa hoje e vai continuar. Um amigo a falar para os amigos.

19-05-2012 PORTALEGRE 134.jpg

 D. António Ferreira Gomes

D Ant Ferreira Gomes.jpg

 

  Recordo a entrada deste Bispo no Gavião em Maio de 1948, depois de nomeado pelo Papa coadjutor com direito de sucessão. Impressionou-me o seu abraço afetuoso, à porta do Seminário, a D. Domingos Maria Frutuoso. Os dois via-os a passear na varanda, a conversar. Nesta sua permanência entre nós cruzei-me, um dia com ele, na escadaria interior e interpelou-me. Queria saber o meu nome, que ano frequentava e a naturalidade. Sobre esta prontamente precisou: “Terra de Nuno Álvares Pereira”.

    Estava em Marvão quando nos deslocámos a Portalegre à sessão de despedida, rumo à diocese do Porto, onde viria a escrever a célebre carta a Salazar, com os tópicos para um encontro anunciado, que viria a ser substituído pelo exilio. No seu regresso, beijei-lhe o anel e dei-lhe as boas-vindas com o Cónego Freitas, de que era coadjutor, no Hotel de Turismo de Abrantes, primeira paragem em solo pátrio, na viagem de retorno.

 

Fernando Cardoso Leitão Miranda