Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

FORÇA, JOAQUIM NOGUEIRA

14.07.16 | asal

Agora que o nosso amigo e companheiro, Joaquim Nogueira, se debate com problemas de saúde, vem à baila toda uma

Joaquim Nogueira.jpeg

história feita de momentos altos e baixos, de esforços nem sempre portadores de bons resultados, mas sempre marcados pela tenacidade do trabalho, pela vontade de se superar e por um elevado respeito pelos valores humanos e cristãos, de que o Joaquim é exemplo.

E exemplo do que foi a sua vida até há uns anos atrás é a publicação do seu livro autobiográfico «Memórias de um beirão da zona do Pinhal», faz agora um ano. Nessa altura, o Joaquim Silvério dava notícia do evento com palavras como estas:

«...Nestes dias de grande desorientação, com poucos valores e sem referências, o Joaquim Nogueira é alguém que nos pode ligar às raízes, que pode lembrar-nos e dizer aos mais novos como era o cheiro da resina nos dias quentes do verão, como era o aroma da terra seca depois de uma chuvada, como se partilhavam e passavam os serões à volta de uma lareira nas noite frias e longas do inverno...»

Vasculhando nos arquivos, dei com um pequeno vídeo que nunca viu a luz do dia e que agora se apresenta como um testemunho de horas felizes e um querer colectivo a desejar as melhoras do nosso colega. Não esqueçam: pensar no Joaquim vai levantar-lhe a capacidade de viver.