Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Animus Semper

Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco

A ANIMUS SOMOS NÓS!

19.09.17 | asal

HOJE, DIA 19 DE SETEMBRO! 

Já que o presente não nos traz notícias, fui olhar o passado. Fui ver os outros dias 19 de Setembro das nossas vidas em comum. Não descobri nada em vários anos, mas em 2011 interessou-me um texto, longo texto, com a história dos muitos momentos positivos e de alguns menos bons, que todas as associações vivem, e que ali eram escalpelizados por quem assumidamente viveu estas histórias com muito, muito entusiasmo. Fala-se dos que aderem, dos que ficam em casa, dos que criticam...

Trago para aqui um pequeno excerto, suficiente para nos pormos a conversar, se alguém quiser! AH

 

ANIMUS SOMOS NÓS!

Colaço.jpg

  

 

1.

Por muito que alguns de nós persistam em não querer conviver com o seu passado, com o que teve de melhor e pior, tudo fazendo para que não passe de desfocada e sumida imagem a bailar nas suas vidas, acusando de bacocos saudosistas aqueles para quem uma relação saudável com o passado é a melhor forma de assegurar um PRESENTE CHEIO DE SERENIDADE, UM FUTURO PLENO DE VITALIDADE, e que manifestam a sua abertura para, sem falsos paternalismos,ajudar à catarse que eles próprios já fizeram!...

Então, ainda bem que a animus deixou de ser um blog de um ano só (1963) para ser cada vez mais, um lugar de encontro, não exclusivo e, muito menos exclusivista, de todas as gerações que têm como saudável característica o facto de terem um dia escolhido querer ser padres e num segundo momento, quererem continuar a ser homens continuando a acreditar em Deus, feito homem entre os homens, mas respeitando aqueles para quem Ele é dispensável.

 

 

 

2.De facto, a última coisa que a animus poderia significar era um indesejável e quotidiano  atrapalhar dos dias já mais que atrapalhados da vida de cada um.

Daí que respeitemos aqueles, de entre nós que, sem sobranceria e com elegância, pensem que têm muito mais que fazer do que andar, segundo eles, a perder tempo com o tempo que nós, ainda segundo eles, perdemos com o dito passado, ignorando O PRESENTE de que têm sido feitos estes últimos e fabulosos dias de reencontro!!

Ou melhor, de novas cumplicidades entre antigos alunos de vários anos,que nunca se conheceram mas que, agora, pelo seu próprio pé entenderam fazê-lo.

E que lições, e que inimagináveis histórias têm tido lugar e que de outra forma  nos deixariam, uns e outros, fechados em casa ,ensimesmados, aí sim, a lamentar um longínquo passado, como se mais nada no hoje dos dias pudesse passar-se!

Com amizade, a esses de entre nós a quem a consciente má fé e alguma sobranceria persistem em fazer reproduzir, nos dias de hoje, o que de pior o sistema teve, então, fiquem onde estão ou retomem a caminhada se perceberem os sinais da sua consciência iluminante e iluminada. 

Um pé dentro e o outro fora pronto a desferir a traiçoeira canelada é feio, doloroso e não leva a nada.

 

A ANIMUS É UM MEIO JAMAIS UM FIM!

A ANIMUS SOMOS NÓS!

...........

 

ANTÓNIO COLAÇO

 

1 comentário

Comentar post